Fechar

Fechar

Entenda como serão definidos os representantes da PB na Série D 2019

Da Redação. Publicado em 13 de março de 2018 às 14:45.

Nos últimos três anos, a terceira colocação do Campeonato Paraibano de Futebol tem sido alvo  de uma disputa paralela entre os clubes do Estado.

Isso porque, com o Botafogo-PB garantido na Série C do Brasileirão, o terceiro lugar herdaria um lugar na quarta divisão caso o Belo seja vice ou campeão do estadual, como aconteceu em 2017.

Este ano não será diferente. Em jogo está a vaga para a Série D de 2019, já que desde o ano passado o torneio doméstico leva ao nacional do ano seguinte.

Contudo, diante de um regulamento confuso, uma dúvida paira sobre o torcedor da Paraíba: como será definida a terceira posição na classificação do Paraibano?

A resposta está no parágrafo 4 do artigo 9º do regulamento da competição, que explica que os times que perderem nas semifinais “para efeito de classificação final serão definidos como terceiro e quarto colocados, considerando os resultados dessa fase, em conformidade com o que determina o artigo 10º deste regulamento”.

Em outras palavras, para definir a terceira colocação, serão considerados apenas os desempenhos das partidas de ida e volta da semifinal, respeitando, respectivamente, os seguintes critérios: maior número de vitórias; saldo de gols; maior número de gols assinalados; confronto direto na fase; menor número de cartões vermelhos recebidos; menor número de cartões amarelos recebidos.

Para exemplificar, imaginemos as semifinais do Paraibano de 2017, disputadas nas partidas de Treze x Campinense e Atlético de Cajazeiras x Botafogo-PB, utilizando os critérios desse ano.

Na primeira semifinal, a Raposa perdeu uma partida e empatou outra. Na segunda, o Trovão foi derrotado por duas vezes. Assim sendo, o Rubro-Negro teria somado um ponto, ao passo que o time sertanejo não marcou. Logo, o Campinense ficaria com a terceira colocação.

Agora pensemos em outra situação para os mesmos embates: suponhamos que o Belo tivesse goleado o Atlético-PB por 5 a 0 no primeiro jogo, mas tomado revés por 1 a 0 no segundo; enquanto do outro lado, Treze e Campinense tivessem empatado as duas partidas. Se isso acontecesse, segundo o regulamento de 2018, o terceiro colocado seria o clube de Cajazeiras, pois, com uma vitória, somou três pontos, contra dois de Campinense e Treze, independente de quem passasse para a final.

Neste ano, seguem na disputa por um lugar na quarta divisão do Campeonato Brasileiro o Campinense e o Treze, que já estão classificados para a semifinal, além de Sousa, que enfrenta o Botafogo-PB na pré-semifinal nesta quinta-feira (15), Serrano e CSP, que fazem a outra partida desta fase, nesta quarta-feira (14), caso não haja um entendimento diferente do regulamento, que deve ser anunciado ainda nesta terça-feira.

É bom lembrar que caso o Belo não esteja entre os finalistas, as vagas para a competição nacional ficariam com o campeão e o vice do estadual.

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube