...

Campina Grande - PB

A BOLA VAI ROLAR!

Com Chulapa e Marcelinho Paraíba, Série D começa neste domingo

11/06/2016 às 10:47

Fonte: Da Redação com Futebol Interior

marcelinho

foto: Inter/Lages;Divulgação

Com o maior número de clubes da história – 68 -, o Campeonato Brasileiro da Série D começa neste domingo com 34 partidas e quatro paulistas participantes. Vice-campeão paulista, o Audax sofreu um grande desmanche, mas ainda traz muita expectativa em cima de si. O São Bento classificou por chegar até as quartas de final do Paulistão, enquanto o Ituano entrou pelo título da Copa Paulista, justamente em cima do Linense.

Além dos paulistas, outras equipes merecem destaque. O ‘modesto’ Sete de Setembro aposta em jogadores consagrados para brilhar, como Aloísio Chulapa e Otacílio Neto, enquanto o Inter de Lages acertou o retorno de Marcelinho Paraíba. Campinense, pela brilhante campanha na Copa do Nordeste – perdeu para o Santa Cruz na final -, e CSA e Caxias, pela tradição, também são cotados para brigar pelo acesso.

SUPREMACIA PAULISTA?
A expectativa é boa em cima dos paulistas nesta Série D. Após o vice-campeonato paulista, o Audax perdeu seus principais destaques para grandes potências do futebol brasileiro, enquanto os demais se transferiram para o Oeste, na disputa da Série B, incluindo o técnico Fernando Diniz.

O Audax, teoricamente, não terá uma vida tão difícil. Seu principal adversário será a Caldense, quinto colocado no Campeonato Mineiro. Após início ruim, a equipe de Poços de Caldas vem de uma arrancada e tem tudo para surpreender. Espírito Santos, vice-campeão capixaba, e Boavista, também fazem parte do Grupo A13.

Terceiro classificado na tabela da Primeira Fase do Paulistão – perdendo para o Santos nas quartas -, o São Bento manteve o técnico Paulo Roberto Santos e ainda trouxe reforços pontuais como o volante Renan, ex-São Paulo. Por outro lado, perdeu jogadores importantes como Edno e Marcelo Cordeiro. O Clube de Sorocaba está no Grupo A14, com Villa Nova-MG, São José e Portuguesa-RJ, sendo claramente o grande favorito para ficar na liderança.

O Ituano, por sua vez, está em um dos grupos mais difíceis do torneio, o 17, que conta com Caxias – mesmo na Segunda Divisão Gaúcha aparece como favorito -, Metropolitano, que tem surpreendido no Campeonato Catarinense, e Maringá, rebaixado no Paranaense, mas costuma montar bons times. A equipe de Itu segurou o técnico Tarcísio Pugliese.

Fechando o ciclo paulista, o Linense também terá vida dura na Série D. A equipe de Lins terá a Inter de Lages, de Marcelinho Paraíba, logo na estreia. Ainda no Grupo A16 estão PSTC, grande sensação do Paranaense, vice-campeão do interior, e São Paulo. O time paulista perdeu boa parte de seu poder de fogo para o segundo semestre, incluindo William Pottker, jogador da Ponte Preta, vice-artilheiro do Paulistão.

REGULAMENTO
O Campeonato Brasileiro da Série D conta, pela primeira vez, com 68 clubes, divididos em 17 grupos de quatro. Os primeiros colocados, após seis rodas (turno e returno) avançam à segunda fase, além dos 15 melhores segundos. A partir daí a competição será disputada através do mata-mata. Os quatro semifinalistas conquistarão o acesso à Série C. Os dois melhores fazem a grande decisão do torneio.

Veja também

Comentários

Simple Share Buttons