Fechar

Fechar

Classificado, Campinense precisa “secar” rivais para ter vantagens na final

Da Redação. Publicado em 26 de março de 2018 às 22:42.

Dono da melhor campanha da primeira fase e garantido na decisão do Campeonato Paraibano 2018 após eliminar o Serrano nas semifinais, o Campinense vai precisar “secar” seus dois maiores rivais para ter novamente, nas partidas finais, as mesmas vantagens que obteve contra o Lobo da Serra.

Foto: Ascom / Campinense

Isso porque o item 4 do artigo nove do regulamento estabelece que “aquele de melhor índice técnico com resultados obtidos na Primeira e Terceira fases do Campeonato, terá direito ao mando de campo na segunda partida e de jogar pelo empate em pontos ganhos e saldo de gols”.

Como a Raposa terminou a fase classificatória na liderança do Grupo A, com 23 pontos, e venceu uma das duas partidas ante o Serrano nas semis, a classificação geral de momento aponta o Rubro-Negro com 26 pontos, distribuídos em oito vitórias, dois empates e duas derrotas.

Semifinalista contra o Treze, o Botafogo-PB venceu a partida de ida, domingo (25), no Almeidão, e chegou aos 25 pontos, somados em sete vitórias e quatro empates. As partidas contra o Sousa, uma vitórias e uma derrota pela segunda fase, não são contabilizadas para efeito de classificação geral e definição de vantagem nas finais.

Em resumo, como tem uma vitória a mais que o Belo e soma mais pontos que o Galo, para ter as vantagens na decisão, o Campinense precisa torcer pela classificação do Treze ou por um empate no Clássico Tradição do próximo domingo (1º de abril), às 19h, no Amigão.

Em caso de classificação trezeana, a Raposa será mandante do segundo jogo da final, marcado para o dia 8 de abril, e poderá conquistar o título em caso de dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols. As mesmas vantagens serão rubro-negras caso o Bota-PB avance com um empate, uma vez que também chegaria aos 26 pontos, mas teria  uma vitória a menos.

Agora se o time pessoense voltar a vencer, levará a finalíssima para o Almeidão e jogará pelo empate na soma dos resultados.

Copa do Nordeste

Ao contrários das últimas edições do Paraibano, estar na final não significa garantir vaga na Copa do Nordeste, ou no Pré-Nordestão, caso do Treze no ano passado.

É que a partir de 2019, o torneio regional mudou os critérios para definição dos 16 participantes. Além dos nove campeões estaduais, os melhores rankiados de cada estado, independente da colocação nos certames locais, garantem participação do Nordestão de alguma forma, seja direto na fase de grupos ou na fase preliminar.

Na Paraíba, por exemplo, o Botafogo-PB já tem, no mínimo, a vaga garantida na Pré-Copa do Nordeste, uma vez que é o clube melhor rankiado do Estado. Caso vença o Paraibano, o Belo se classifica para a fase de grupos do regional e o Campinense, segundo melhor tabajarino no ranking da CBF, herda essa vaga.

Isso significa que, em caso de classificação trezeana para a final, os Maiorais, além do título, decidirão vaga direta na fase de grupos do Nordestão.

Em relação à Copa do Brasil e Série D do Campeonato Brasileiro 2019, a presença do Campinense na final do estadual de 2018 garante também a participação nessas duas competições da próxima temporada.

 

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube