Fechar

logo

Fechar

Campeão antecipado, Hamilton faz 82ª pole da carreira em Interlagos

Da redação com Gazeta.net. Publicado em 11 de novembro de 2018 às 10:29.

Lewis Hamilton largará na pole position no Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1. Neste sábado, o pentacampeão mundial mostrou que não se acomodou com o título recém-conquistado e superou seu principal rival e favorito para largar na primeira colocação em Interlagos, Sebastian Vettel, quebrando o recorde do circuito paulistano ao cravar 1min07s301.

Vettel, que dominou o último treino livre e boa parte da prática classificatória, acabou cometendo alguns deslizes na última oportunidade que teve para retomar a ponta e teve de se contentar com a segunda colocação no grid de largada, uma vez que cruzou a linha de chegada em 1min07s374.

O que não mudou em relação ao último treino livre foi a segunda fila, que será composta por Valtteri Bottas e Kimi Raikkonen. O finlandês da Mercedes fechou o treino com sua volta mais rápida feita em 1min07s441, enquanto o finlandês da Ferrari acabou completando o circuito em 1min07s456.

Destaque do final de semana, o jovem monegasco Charles Leclerc, futuro piloto da Ferrari, ficou com a oitava colocação do grid pela Sauber (1min08s492).

Seu companheiro de equipe, o sueco Marcus Ericsson, foi um pouco melhor e terminou em sétimo (1min08s296). Na frente da dupla apareceu a Red Bull. Daniel Ricciardo (1min07s780) assegurou a sexta colocação, mas largará em 11º por conta da punição decorrente da troca do turbo de seu carro, enquanto Max Verstappen garantiu o quinto lugar, cravando 1min07s778.

Foto: Glenn Dunbar Pirelli/Lat Images

Foto: Glenn Dunbar Pirelli/Lat Images

Q1

O treino classificatório começou sob ameaça de chuva. Com nuvens carregadas tomando conta de Interlagos, os pilotos entraram em ação com pneus supermacios, entretanto, já na reta final do Q1, o clima se tornou uma grande preocupação não só para quem estava conduzindo os carros, mas também para as equipes, uma vez que era preciso definir quais compostos utilizar.

Quem se deu mal foi Fernando Alonso. O bicampeão mundial, que se despede do GP do Brasil de Fórmula 1 neste ano, fez apenas o terceiro pior tempo e foi eliminado do treino classificatório rapidamente, assim como seu companheiro Stoffel Vandoorne, que também não conseguiu fazer a diferença para a pobre McLaren e largará na última colocação do grid.

Além da dupla, o canadense Lance Stroll, da Williams, o neozelandês Brendon Hartley, da Toro Rosso, e o espanhol Carlos Sainz, da Renault, também acabaram se despedindo no período inicial.

Q2

Ao contrário do Q1, no Q2 a Ferrari optou por apostar nos pneus macios, abrindo mão de compostos mais rápidos por acreditarem que a chuva era iminente e que essas seriam as condições também na corrida de domingo.

Charles Leclerc, um dos destaques do final de semana e que substituirá Kimi Raikkonen na Ferrari em 2019, mostrou mais uma vez bastante ambição ao recusar a chamada de sua equipe para ir ao box e fazer uma volta a mais para tentar se classificar para o Q3. Resultado: o jovem monegasco saiu da 11ª colocação e pulou para oitavo, cumprindo o que tinha em mente.

Assim, quem ficou de fora da disputa pelos dez primeiros lugares do grid de largada foram o russo Sergey Sirotkin, da Williams, o alemão Niko Hulkenberg, da Renault, o francês Esteban Ocon, da Force India, seu companheiro de equipe, o mexicano Sergio Perez, e o dinamarquês Kevin Magnussen, da Haas.

Q3

No período decisivo do treino classificatório, Sebastian Vettel novamente quebrou o recorde da pista ao cravar 1min07s301, porém, Lewis Hamilton jogou um balde de água fria na Ferrari superando o tempo do rival e fechando sua volta em 1min07s374, tempo suficiente para garantir sua 82ª pole position da carreira.

Valtteri Bottas, da Mercedes, ficou com o terceiro lugar do grid, cruzando a linha de chegada em 1min07s441, enquanto Kimi Raikkonen, companheiro de Vettel na Ferrari, teve de se contentar com a quarta colocação (1min07s456).

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube