Fechar

Fechar

Botafogo-PB perto de atingir maior sequência sem vitórias na Série C

Da Redação. Publicado em 4 de julho de 2018 às 15:26.

Desde que voltou a disputar a terceira divisão do futebol brasileiro, em 2014, subir para a Série B é o maior alvo do clube da estrela vermelha. Entretanto, a inconstância nas campanhas contrariam essa expectativa. Desde então, apenas em 2016 o Belo chegou perto, mas foi eliminado pelo Boa Esporte-MG no mata-mata do acesso.

Foto: Voz da Torcida

Desde que disputa a terceira divisão, o maior número de jogos do Belo sem conseguir vencer aconteceu no ano passado, quando sofreu seis derrotas consecutivas. Vindo de duas derrotas e quatro empates, o jogo do próximo fim de semana contra o ABC-RN pode evitar que o time da Maravilha do Contorno consiga aumentar esse incômodo recorde.

Em um campeonato de tiro curto, com 10 times disputando jogos de ida e volta, o efeito gangorra é recorrente. Da mesma forma que vencer leva o time a postular o alto da tabela, um simples empate, por exemplo, pode custar muito caro. Derrota, então, pode comprometer toda regularidade fundamental neste formato de torneio.

Em 2014, a maior sequência negativa botafoguense aconteceu da quinta à oitava rodada, com quatro jogos sem vitoria. Porém, a gordura adquirida ao longo das outras rodadas mantiveram o alvinegro no G4. Por lá, permaneceu até a última rodada. Nas últimas três, com dois jogos em casa, precisava somar um ponto para avançar de fase. Não conseguiu.

No ano seguinte, com o plantel montado do zero após o fracasso anterior, além das duas trocas no comando técnico, o maior curso de maus resultados foi de três partidas.

No comando de Itamar Schulle, em 2016, o sonho ficou muito próximo. Com sete vitórias em casa, o time arrancou para o mata-mata. Fora de casa, porém, no máximo conseguiu empatar. O máximo de partidas sem vencer também foi de três, assim como no ano anterior.

Apesar do título estadual, no primeiro semestre, 2017 foi um ano de desassossego para o torcedor botafoguense. Ainda sob o comando de Itamar, na nona rodada, se deu início a aflição no clube. Foram seis derrotas consecutivas, e a luta direta contra o rebaixamento, com o desfecho feliz, mesmo que com todos os tons de dramaticidade, escapando do rebaixamento na última rodada, jogando fora de casa. Em meio ao tormento, duas trocas de treinadores. Itamar Schulle deu lugar a Ademir Fonseca, que só ficou por três jogos. Ramiro Souza, assim como fez em 2015, foi o responsável por finalizar o campeonato mantendo o clube na Série C.

Na atual temporada, assim como em 2017, teve título estadual e queda de comando técnico durante a principal competição do calendário. Leston Júnior pediu demissão e quem está a frente do time é o paulista Evaristo Piza. Com seis jogos de jejum de vitórias e beirando a zona de rebaixamento, o próximo confronto contra o ABC-RN, no Almeidão, pode trazer fôlego e esperança. Isto porque qualquer resultado que não seja a vitória pode fazer o Botafogo-PB visitar a zona de rebaixamento. Em caso de reencontro com os três pontos, dependendo dos outros resultados do grupo, pode voltar a mirar o G4 da tabela de classificação.

A média de pontos para o alcance da classificação para a próxima fase tem sido, em média, 25 pontos, como aconteceu em 2017. Em 2014 e 2016, quem somou 26 pontos conseguiu passar para as quartas de final. Só em 2015 que a pedida foi mais alta, com o quarto colocado somando 31 pontos. Este ano, o Santa Cruz, quarto colocado, já tem 17 pontos. Restam seis rodadas para o fechamento da primeira fase. Na luta para não cair, 21 pontos mostra ser a pontuação suficiente para se manter na terceirona, sete a mais que o conquistado até o momento pela equipe botafoguense.

O confronto diante do ABC-RN, no próximo domingo (08), terá início às 19h, e será válido pela décima terceira rodada do Grupo A do Campeonato Brasileiro da Série C.

Pior sequencia (2017)

Rodada 8
ASA-AL 2 x 1 Botafogo-PB

Rodada 9
Botafogo-PB 1 x 2 Sampaio Correa-MA

Rodada 10
Cuiabá-MT 1 x 0 Botafogo-PB

Rodada 11
Botafogo-PB 0 x 2 Fortaleza

Rodada 12
CSA-AL 2 x 1 Botafogo-PB

Rodada 13
Salgueiro-PE 1 x 0 Botafogo-PB

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube