Fechar

logo

Fechar

Botafogo-PB espera se vingar do Treze para escapar da “degola”

Da Redação com VozDaTorcida. Publicado em 2 de dezembro de 2020 às 16:05.

Foto: Leonardo Silva/Paraibaonline

Foto: Leonardo Silva/Paraibaonline

O Clássico Tradição do próximo sábado (05) será um dos maiores jogos da história do confronto. Em campo, será disputado por Botafogo-PB e Treze quem será o segundo rebaixado do Grupo A da Série C. Ou seja, um rival irá rebaixar o outro e, por consequência, garantir sua permanência na terceira divisão. O outro clube rebaixado será o Imperatriz-MA.

No Campeonato Paraibano deste ano e na Série C do ano passado, Belo e Galo fizeram jogos importantes que definiram os rumos das competições. Coincidentemente, nessas duas ocasiões, o time de Campina Grande se deu melhor. Vamos relembrar.

Assim como em 2020, no ano passado a última rodada da terceira divisão do Campeonato Brasileiro foi disputada entre os dois times. Na época, o Botafogo-PB concorria por uma vaga no G4, que classificaria a equipe para o mata-mata, sendo assim, decidindo o jogo do acesso à Série B. Já o Treze lutava contra o rebaixamento à Série D.

A partida foi realizada no estádio Amigão, em Campina Grande, e terminou empatada por 2 a 2. Com o resultado, o Belo não se classificou para as quartas de final, e o Galo da Borborema conseguiu escapar do descenso. Ou seja, melhor para os donos da casa, que atingiram seu objetivo e ainda atrapalharam seu rival.

Esse jogo foi marcado por polêmicas, já que o árbitro Leandro Vuaden assinalou dois pênaltis, ambos no primeiro tempo, para o Treze. A torcida botafoguense até hoje reclama das marcações, enquanto os trezeanos afirmam que o juiz acertou nas decisões.

Para completar os duelos recentes em brasileiros, o último Clássico Tradição foi realizado no dia 3 de outubro, pelo primeiro turno deste edição da Série C. No Amigão, o Treze bateu o Botafogo-PB por 2 a 0, com gols de Ítalo e Ramon, contra.

Disputando o mesmo grupo na primeira fase do Campeonato Paraibano deste ano, Botafogo-PB e Treze só foram se enfrentar na semifinal. Por ter sido o primeiro colocado, o Galo decidiu em casa. No confronto de ida, o Belo venceu tranquilamente por 2 a 0, no estádio Almeidão, conquistando o bom resultado ainda no primeiro tempo.

No duelo da volta, entretanto, tudo se inverteu. O até então técnico do time pessoense, Mauro Fernandes, escalou sua equipe com três zagueiros e foi ao gramado com uma postura bastante defensiva. A consequência da covardia foi a vitória do Treze por 2 a 0. A partida foi para os pênaltis e nas cobranças os donos da casa levaram a melhor e se classificaram para a grande final.

Na final, diante do Campinense, o Galo da Borborema se sagrou campeão paraibano e conquistou vaga direta na fase de grupos da Copa do Nordeste, além de se garantir na Copa do Brasil de 2021.

Vingança?

Agora, o Botafogo-PB busca se “vingar” de um de seus maiores rivais e, para apimentar a sensação, rebaixar o adversário. Já o Treze deseja se garantir na Série C mais uma vez, assim como conseguiu no ano passado, contra o mesmo Belo.

Algo que pode pesar a favor do clube pessoense é o histórico do treinador Evaristo Piza em clássicos. No total, foram sete clássicos disputados pelo comandante, com seis vitórias e apenas um empate. Além disso, o time da Estrela Vermelha tem a vantagem do empate.

As duas equipes se enfrentam neste sábado (05), às 17 horas, no estádio Almeidão. A transmissão é por conta da CBF TV, na plataforma Mycujoo. Para assistir o jogo, o torcedor precisará desembolsar R$ 5.

Equipe @Vozdatorcida

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube