NO PV

Bota-PB visita sensação do Cearense 2018 para tentar avançar na Copa do Brasil

31/01/2018 às 15:38

Fonte: Da Redação

Em um palco que lhe traz boas lembranças, o Botafogo-PB faz sua primeira partida na Copa do Brasil de 2018, nesta quarta-feira (31), às 20h30, horário de João Pessoa. Pela primeira fase da competição nacional, o Belo vai até o estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, enfrentar o Floresta, que disputa o torneio pela primeira vez.

No ano de 2013, foi justamente no PV cearense que o Belo conquistou seu acesso para a Série C do Campeonato Brasileiro, quando bateu o Tiradentes por 1 a 0, gol marcado pelo meia Lenílson.

O time da estrela vermelha é o único do estado invicto na temporada. Em cinco rodadas do Paraibano e uma da Copa do Nordeste, foram quatro vitórias e dois empates.

A Copa do Brasil deste ano, assim como em 2017, tem jogo único na primeira fase. Melhor no ranking da CBF, o Bota-PB pode até empatar para trazer a vaga para João Pessoa. Apenas em caso de derrota o time paraibano é eliminado. Mas buscar a classificação não será uma tarefa fácil.

Foto: Kaio Machado/ Prefeitura de Fortaleza

O Floresta fará sua primeira participação no certame. No Cearense, também disputa a elite pela primeira vez, e vem surpreendendo todo mundo. Com uma folha salarial de R$ 60 mil, o Lobo, mascote do clube, lidera de maneira invicta o campeonato estadual, e já bateu até o time principal do Ceará, que este ano disputará a Série A do Brasileiro. Seu grande destaque é o atacante Édson Cariús, vice-artilheiro do torneio doméstico, com três gols marcados.

O treinador do clube, Raimundinho, conta com um elenco de 31 jogadores. Destes, 21 são formados nas categorias de base do clube. Para o duelo contra o Belo, o comandante não terá desfalques. Além da campanha boa no estadual, o time vem de vitória sobre o Guarani de Juazeiro no último fim de semana.

Muito diferente de seu adversário, o Botafogo-PB tem larga experiência na competição. Será a décima sexta participação do Belo na Copa do Brasil. Suas melhores campanhas foram em 2011 e 2014, quando passou da primeira fase batendo Vitória-BA e Goiás, respectivamente, e em 2016, quando chegou até a fase de oitavas de final, sendo eliminado pelo Palmeiras, quando ainda venceu a segunda partida, realizada no Almeidão.

Porém, na última vez em que disputou o certame, em 2017, a situação foi vexatória. O time foi derrotado por 3 a 0, fora de casa, já no formato atual, com só um jogo na primeira fase, pelo São Francisco-PA, que acabou rebaixado no campeonato paranese.

Para virar a situação e voltar a se classificar na Copa, o treinador Leston Júnior poupou alguns titulares do Botafogo-PB nos últimos dois jogos pelo Paraibano, e ainda assim venceu Desportiva Guarabira e Atlético de Cajazeiras, ambos fora de casa.

Com quase todo mundo descansado, a baixa para o comandante será do meia Hiroshi, que vem se recuperando de lesão e nem viajou para a última partida do Belo.

Quem avançar para a segunda fase vai enfrentar o vencedor do confronto entre Atlético-AC e Atlético-MG. Além disso, embolsará uma cota de R$ 600 mil.

Arbitragem

Diego Pombo Lopez apita Floresta x Botafogo-PB. Ele contará com os auxílios de José Carlos dos Santos e Edevan de Oliveira Pereira, todos da Bahia. O quarto árbitro escalado é o cearense Glauco Nunes Feitosa.

Prováveis escalações:

Floresta-CE: Mauro, Danrley, Regineudo, Cláudio Caça-Rato, Zé Carlos; Dim, Edgar, Gabriel, Edson Cariús, Paulo Vyctor e Cleiton. Técnico: Raimundinho.

Botafogo-PB: Edson, Felipe Cordeiro, Gladstone, Lula, Fábio Alves; Rafael Jataí, Allan Dias, Humberto (Carlos Renato), Marcos Aurélio; Dico, Nando. Técnico: Leston Júnior.

Veja também

Comentários

Simple Share Buttons