Fechar

Fechar

Atleta Unipê ganha 3 ouros para a Paraíba nos Jogos Paralímpicos Universitários

Da Redação com Ascom. Publicado em 18 de maio de 2018 às 17:30.

Com 20 anos e muita força no corpo e na mente, o velocista Ellivelton Pinto conquistou três ouros para a Paraíba no atletismo dos Jogos Paralímpicos Universitários 2018. Estudante de Educação Física no Centro Universitário de João Pessoa – Unipê,

Ellivelton venceu nas provas de 100m, 200m e salto em distância. Os resultados classificaram o estudante para o Parapan Universitário, que vai ocorrer no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, entre os dias 19 e 29 de julho deste ano.

Já são sete anos de prática na modalidade, sendo três no estudantil e quatro anos no adulto, mas ele nunca participou de um evento desse porte. Esta é a primeira vez que o aluno-atleta participa dos Jogos.

“Não foi tão difícil e também não foi tão fácil, porque eu sou o 2º do ranking brasileiro e o que está em primeiro no brasileiro não está nos universitários”, contou o aluno.

Ellivelton nasceu com pé torto congênito. Aos nove meses, ele passou por uma cirurgia para “aprumar o pé, pois eu pisava com a parte de cima dele”, disse. Hoje, o aluno-atleta está com o pé mais “aprumado” e continua com uma curva. Mas o amor e a identificação pelos esportes o fizeram seguir a Educação Física.

foto: ascom

O aluno-atleta foi convidado por um professor de Educação Física, ainda nos tempos de escola, a participar dos jogos escolares. “Eu ganhei todas as seletivas que aconteceram anos atrás em João Pessoa”, falou. Ele comentou que o nível escolar era fácil e que, quando galgou o patamar de adulto, começou a ficar mais pesado.

“Quando fui para o adulto, me dediquei mais ao atletismo. Eu gosto muito de esporte, qualquer tipo de esporte. Se precisar de mim para algo, eu participo. Eu me identifico [com os esportes]”, disse. “E talvez quero fazer um mestrado”, acrescentou.

Jogos Paralímpicos Universitários 2018

Os Jogos Paralímpicos Universitários 2018 ocorreram no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Estudantes de todo o Brasil disputaram em sete modalidades: atletismo, bocha, judô, natação, parabadminton, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas. Cerca de 200 Instituições de Ensino Superior, de 24 estados e do Distrito Federal, foram representadas na grande competição.

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube