Fechar

logo
logo

Fechar

De Repente na Rede presta homenagem póstuma a artista pernambucano

Da Redação com Secom/PB. Publicado em 12 de outubro de 2021 às 8:32.

Foto: Secom/PB

Foto: Secom/PB

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) exibe, nesta quarta-feira (13), mais um programa da série ‘De Repente na Rede’, versão alternativa do projeto ‘De Repente no Espaço’.

Em seu novo formato, em vídeo, a atração é exibida semanalmente, sempre às 19h, pelo canal da Funesc no YouTube. A apresentação é de Iponax Vila Nova, que nesta edição faz uma homenagem ao artista pernambucano José Galdino.

José Galdino dos Santos nasceu em Ferreiros (PE), em 11 de julho de 1950, e começou a carreira na cultura popular aos 27 anos de idade. Ficou conhecido como “Mestre Galdino”, por dominar não apenas a arte do repente, da viola e da poesia popular, mas também por se tornar mestre de maracatu e mestre cirandeiro. Era considerado um dos maiores representantes da cultura popular na Zona da Mata Norte de Pernambuco e se tornou referência em todo o Nordeste.

Em Buenos Aires (PE), onde passou a maior parte de sua vida, comandou o Maracatu Estrela Dourada e, em seguida, fundou o Maracatu Flor de Ferreiros. Para muitos, José Galdino foi considerado grande influenciador do surgimento de novos artistas e grupos na Zona da Mata, tendo participado de vários festivais de violeiros e sambadas. Faleceu vitimado por um câncer, no Hospital das Clínicas, no Recife, em 25 de novembro de 2019, deixando grande legado.

Desde julho de 2015, a Funesc vinha realizando o projeto De Repente no Espaço mensalmente, sempre na primeira quarta-feira de cada mês, sem interrupção.

O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto, que, além conduzir as cantorias, realiza oficina de declamação e versos pelo estado. Devido à pandemia da Covid-19, o projeto presencial foi temporariamente suspenso; no entanto, em seu lugar, foi criado o ‘De Repente na Rede’, no qual a cada semana é homenageado um repentista nordestino.

Iponax Vila Nova – Nascido na cidade de Cajazeiras, no Alto Sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, um dos maiores repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu dia a dia e vem levando sua arte para os mais distantes grotões do país. É um ativista da cultura matuta e grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias.

arremate
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube