Museu Cidade de João Pessoa tem programação especial; confira

Da Redação com Secom/PB

Publicado em 05/08/2022 às 8:00

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Localizados na Praça da Independência, no Centro da Capital, tanto o Museu Cidade de João Pessoa quanto o Museu do Artesanato Paraibano são dois espaços que oferecem um mergulho na história do Estado, cuja capital comemora seus 437 anos de fundação nesta sexta-feira (5), quando será feito o pré-lançamento do Selo Patrimônio Cidade de João Pessoa, que será concedido a instituições que fazem parte da história da Capital paraibana.

Para lembrar a data, o Museu Cidade de João Pessoa tem uma programação especial durante toda a sexta-feira, que vai funcionar em horário especial — das 10h às 20h.

A partir das 17h, uma iluminação vai realçar a beleza da edificação quase centenária, além do pré-lançamento do Selo de Patrimônio Cidade de João Pessoa” — uma criação do Museu em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Débora Oliveira, que integra a direção do Museu Cidade de João Pessoa, explicou a importância da criação do selo.

“O Museu avalia instituições importantes que têm uma história perante a cidade, em sua maioria com mais de 30 anos de história, a exemplo do Cassino da Lagoa e Livraria do Luiz. A ideia da criação do selo é outorgar essas instituições como sendo parte também da história da Capital”, disse.

O Museu Cidade de João Pessoa conta o passado e registra o presente do cotidiano da Capital e de seu povo, com a realização de exposições temporárias em várias expressões artísticas — tudo isso sem abrir mão da tecnologia, o que torna o espaço interativo.

Neste ano, o palacete localizado na parte sul da Praça da Independência, onde o Museu Cidade de João Pessoa está abrigado, completa 100 anos.

Artesanato que conta história 

Outro espaço que conta a história de João Pessoa e da Paraíba como um todo é o Museu do Artesanato Paraibano — diversas tipologias de todas as regiões do Estado contam a história através de cores e formas de cada peça artesanal presente no espaço. São brinquedos populares, cerâmica — que traduz a religiosidade e a natureza da Paraíba, por exemplo —, renda renascença, entre outras tipologias.

Foto: Secom/PB

Foto: Secom/PB

A gestora do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Marielza Rodriguez, é enfática ao descrever a importância do segmento na construção da história de João Pessoa e da Paraíba.

“São peças que contam a história do nosso Estado porque conseguem contar a história do seu autor, da sua autora. O artesanato paraibano é feito com sensibilidade, expressando a vida de quem o produz, como a boa arte deve ser”, comentou.

No Museu do Artesanato Paraibano está um acervo de 1,5 mil peças, representando toda a produção artesanal do Estado. Outro grande destaque é a loja do Museu, onde é possível adquirir peças de artesãos como Chico Ferreira, Bento de Sumé ou Lucinha dos Bichos (in memorian).

“Por meio da arte que temos aqui, o visitante pode conhecer todo o Estado da Paraíba. Toda a representatividade do artesanato paraibano está aqui na Capital”, frisou Fábio Morais, diretor do Museu.

A professora Maria Campelo, da Escola Municipal Rotary Francisco Edwar de Aguiar, trouxe a turma do 5° ano para conhecer tanto o Museu Cidade de João Pessoa quanto o Museu do Artesanato Paraibano.

“Estamos na semana do aniversário de nossa cidade e eles vieram conhecer um pouco da nossa cultura, da nossa história. É importante, desde cedo, ensinar às crianças a valorizar a nossa cultura”, comentou.

Aos 10 anos, a estudante Caliel de Castro não tem dúvidas ao definir a visita. “Eu achei muito legal, porque faz parte da nossa história e é a cidade onde a gente vive. A minha avó é professora de história e já sabia um pouco dessa riqueza”, disse.

O horário de visitação é de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Não é necessário agendamento, mas é recomendável que apenas escolas utilizem o procedimento para uma melhor acomodação. O agendamento pode ser feito pelas redes sociais ou pelo telefone 9 9121 8811(WhatsApp) — Museu do Artesanato Paraibano.

Já o agendamento para visitação ao Museu Cidade de João Pessoa pode ser feito pelo e-mail [email protected]

Colunistas

2021 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

BeeCube