Fechar

logo
logo

Fechar

Inscrições para o Fies têm início. Veja mais detalhes

Da redação com Folhapress. Publicado em 27 de julho de 2021 às 12:50.

Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil

Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – As inscrições para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) do segundo semestre de 2021 começam nesta terça (27) e terminam na sexta (30).

O Fies é um programa de financiamento em instituições privadas de ensino superior para estudantes de baixa renda. Este ano serão oferecidas 69 mil vagas em 1.324 instituições. As inscrições devem ser feitas no portal do programa.

Para se candidatar, o aluno precisa ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) entre os anos de 2010 e 2020, obtido média igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado na redação. É necessário também comprovar renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.

O resultado dos pré-selecionados será divulgado a partir de 3 de agosto, quando começará o período para complementação da inscrição.

Os candidatos que não forem pré-selecionados na chamada única poderão disputar uma das vagas oferecidas na lista de espera. Nesse caso, o prazo de convocação é de 4 até 31 de agosto.

Em maio, o Senado havia aprovado a suspensão do pagamento de parcelas do Fies até 31 de dezembro deste ano. À época, o texto foi encaminhado para aprovação da Câmara dos Deputados.

Em 2020, o MEC adiou por duas vezes as inscrições do programa por causa da pandemia. Naquele ano, o número de novos contratos firmados, sob o governo Jair Bolsonaro (sem partido) e em meio à pandemia de coronavírus, também foram o menor registrado desde 2009, como revelou a Folha na época.

Apesar de anunciar 100 mil vagas para aquele ano, o governo federal registrou 47.082 novos contatos, segundo dados oficiais obtidos pela Folha de S.Paulo.

arremate
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube