Fechar

logo
logo

Fechar

Saiba os 5 principais erros que podem levar uma empresa a fechar

Da Redação com Ascom. Publicado em 28 de julho de 2021 às 15:07.

Independentemente da fase ou da maturidade do negócio, assim como da experiência do empresário, erros podem ser cometidos – e alguns podem ser mais prejudiciais do que o esperado para a empresa, podendo até mesmo fazer com que elas fechem.

Com isto em mente, o Sebrae Paraíba listou os cinco principais erros que podem levar um negócio a “quebrar”, alertando, no entanto, para o fato de que podem ser contornáveis, desde que o empreendedor planeje e monitore sua empresa.

Os cinco principais erros que podem levar uma empresa ao fechamento são falta de planejamento; ausência de controles financeiros; não acompanhar a rotina/operação da empresa; falta de divulgação da marca e seus produtos; e não se adaptar às necessidades do mercado/inovar.

No entanto, conforme salientou a analista técnica do Sebrae Paraíba, Fabíola Vieira, muitas são as possibilidades ou “erros” que fazem uma empresa fechar as portas.

“O certo é entender que alguns comportamentos e algumas ferramentas de gestão manterão a empresa competitiva, perene e sustentável. Assim, não resuma seu sonho em cinco erros fatais, mas possíveis de gerenciar e evitar. Para isso, basta planejar, monitorar e decidir com base em dados e tendências”, enfatizou.

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

Ela explicou, também, que tais falhas são consideradas as mais preocupantes porque ocorrem nos pontos mais estratégicos das empresas. Ou seja, no que as tornam competitivas, garantem uma fatia do mercado, as fazem se diferenciar da concorrência ou demonstram qualidade, inovação e gestão financeira.

Além disso, acrescentou que a falta de planejamento, em qualquer setor da empresa, desestabiliza a gestão, promovendo ações desarticuladas e decisões equivocadas ou tardias, sem base de dados, decorrendo, daí, a importância do item.

Como formas de evitar ou dirimir tais falhas, a analista técnica do Sebrae Paraíba recomendou buscar assessoria; aprender com os erros; se qualificar e capacitar a equipe; procurar apoio das instituições que apresentem expertise na área; e percorrer o caminho inverso que esses erros o levaram.

“Verificar as tendências, inovar nas práticas, aplicar as ferramentas de gestão, testar as ideias e ter sempre ideias, ler as necessidades dos clientes e se apresentar como solução para elas”, enumerou, salientando que não existe fórmula mágica e infalível. “Empreender requer muita dedicação e uma pitada de inspiração e ousadia”, destacou Fabíola Vieira.

No próximo dia 30, o Sebrae Paraíba promoverá a oficina “Evitando que minha empresa quebre em 5 passos”.

A capacitação será transmitida virtualmente, ao vivo, através da plataforma Google Meet, e as inscrições já estão abertas, podendo ser efetuadas por meio do seguinte endereço eletrônico: https://loja.sebraepb.com.br/loja/evento/202163131-evitando-que-minha-empresa-quebre-em-5-passos.

arremate
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube