Consultor: Qualidade do atendimento é o diferencial competitivo para os pequenos negócios

Da Redação com Ascom

Publicado em 05/08/2022 às 9:38

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!
Foto: Ascom

Foto: Ascom

Apresentar aos empreendedores de pequenos negócios as tendências, tecnologias e inovações que podem contribuir com o aumento da competitividade no setor do varejo.

Essa é a proposta do Inova Varejo Day, evento imersivo que o Sebrae/PB vai promover no próximo dia 16 de agosto, em Campina Grande.

As inscrições para a programação, que vai ocorrer na sede da Fiep, já estão disponíveis ao público através do endereço https://inovadaypb.com.br/.

Entre os destaques da programação do evento, está a palestra “O Novo Varejo PHD: Físico, Humano e Digital”, que será ministrada pelo autor e consultor Edmour Saiani. Sócio-fundador da Ponto de Referência, que é uma empresa especializada em construção de cultura de serviço, Saiani explica que a qualidade do atendimento pode ser o principal diferencial competitivo para os pequenos negócios.

“Um dono de negócio de varejo que cuida da sua empresa contrata gente muito boa porque são poucas pessoas que ele tem que contratar. E ele supera o grande porque ele dá muito mais atenção ao cliente do que os grandes dão. Então, se o varejista se preocupar com o atendimento, pode ter certeza absoluta de que ele vai ser reconhecido e até vai viralizar nos posts de internet por conta do atendimento que tem. Além disso, o varejista tem que cuidar de cada pessoa que entra na loja dele, começando pelo funcionário. Isso vai fazer com que ele se torne o preferido, que ganhe torcida a favor do cliente”, pontuou Edmour.

Ainda falando sobre o mercado varejista, o palestrante também destacou que “o varejo digital até tomou conta da mente das pessoas durante a pandemia porque ele foi quase que a única alternativa. Só que nós precisamos lembrar de que no Brasil o varejo físico ainda representa cerca de 90% do setor. Então, ele tem que ser renovado e absolutamente modernizado, mas ainda é muito importante. Além disso, todo mundo fica discutindo se as lojas físicas vão acabar, mas as lojas não vão acabar”, afirmou Edmour Saiani, ao pontuar também que, independentemente de ser físico ou digital, o varejo precisa das aptidões humanas para funcionar bem.

“Uma coisa que nunca vai sumir do varejo é o humano. Sempre tem alguém para responder pela marca ou para cumprir a promessa dessa marca. Então, a importância do humano é fundamental para que a gente consiga se conectar e ter algum indício de que a marca está querendo cumprir a promessa que ela faz. É o humano que faz com que a pessoa se torne realmente fã de uma marca”, enfatizou o consultor.

Por fim, Edmour Saiani lembrou a necessidade de apostar na inovação e na mudança. “As lojas têm que ser mutantes. Uma loja que não muda vai ser esquecida pelo cliente ou esse cliente só vai comprar quando ele tiver realmente necessidade. Se você quiser despertar o cliente, e tirar ele do varejo digital para ir ao físico, a loja tem que ser mutante, mudar o tempo todo”, acrescentou o consultor.

Sobre o Inova Varejo Day – Voltado para microempreendedores individuais (MEI) e donos de microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), o Inova Varejo Day de Campina Grande vai abordar temas como o futuro do varejo, marketing e o perfil do consumidor na era digital. Além de Edmour Saiani, também farão palestras no evento Maurício Morgado, Silvio Meira e Izabela Domingues.

“O foco do evento é que o empresário aumente as suas vendas de acordo com essas novas tendências e hábitos de consumo. Será um dia único de imersão em tendências de mercado e tecnologias voltadas ao varejo”, explicou a analista técnica do Sebrae/PB, Germana Espínola.

Sebrae 50+50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”.

Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil.

Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

 

Colunistas

2021 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

BeeCube