Prefeituras do Nordeste disputam prêmio do Sebrae de incentivo aos pequenos negócios

Ascom

Publicado em 28/06/2022 às 21:45

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!
Foto: Ascom

Foto: Ascom

A participação das micro e pequenas empresas na recuperação econômica dos municípios gerou uma série de iniciativas dos prefeitos brasileiros para promover os pequenos negócios.

Com isso, um número recorde de projetos voltados ao estímulo dessas empresas foi desenvolvido pelos gestores em 2021 e inscritos na 11ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Após as fases estaduais, a etapa nacional da premiação acontece na noite desta terça-feira (28), em Brasília.

Ao todo, foram inscritos nesta edição do prêmio 1.645 projetos, voltados para desburocratizar processos, ampliar as compras públicas junto aos pequenos fornecedores locais e facilitar o acesso dos pequenos negócios ao uso da tecnologia.

De acordo com o Sebrae Paraíba, participam desta etapa nacional do prêmio oito prefeitos do estado, que conquistaram os primeiros lugares na etapa paraibana, realizada no mês de maio.

O objetivo do prêmio é reconhecer o trabalho dos prefeitos que têm os pequenos negócios como aliados para a geração de emprego, renda, inovação e para impulsionar a economia do país.

“São ações do Sebrae que elevam muito a percepção e a visão do desenvolvimento municipal, trazendo a transformação e o entusiasmo necessários para dar uma vida nova às cidades brasileiras”, afirmou o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles.

De acordo com os organizadores, apenas os prefeitos da região Nordeste inscreveram 467 projetos, com o total de 455 habilitados para a disputa nas oito categorias do Prêmio.

São elas: Empreendedorismo na escola, Sala do empreendedor, Marketing territorial e setores econômicos, Inovação e sustentabilidade, Cidade empreendedora, Compras governamentais e Desburocratização, governança regional e cooperação intermunicipal.

Na Paraíba, que participa da iniciativa desde a sua primeira edição, 65 projetos foram inscritos em 2021, sendo 52 deles, de 38 prefeituras, habilitados para a disputa.

Uma vez realizada a premiação estadual, representarão o estado em Brasília, nesta terça, os municípios de João Pessoa, Cajazeiras, Queimadas, Cabedelo, Pedras de Fogo, Guarabira, Monteiro e São José de Piranhas.

A cerimônia de premiação será realizada na sede do Sebrae Nacional, a partir das 19h. A XI edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor bateu recorde de inscrições, com 1.615 projetos habilitados, de 1.327 municípios distintos.

Ao todo, 182 prefeitos de todas as 27 unidades da federação foram selecionados para a etapa nacional do Prêmio, com 199 projetos inscritos que venceram as etapas estaduais.

Sebrae 50+50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”.

Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil.

Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

Colunistas

2021 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

BeeCube