...

Campina Grande - PB

Deputado solicita prorrogação das dívidas rurais

18/03/2017 às 20:12

Fonte: Da Redação com Ascom

foto: Paraibaonline

O Nordeste brasileiro pode entrar em seu sexto ano consecutivo de seca, fato inédito nos últimos 100 anos. A estiagem, iniciada em 2012, já impacta todos os estados da região e está relacionada tanto a fatores climáticos quanto aos efeitos do agronegócio.

Algumas regiões já enfrentam a seca excepcional, utilizada para classificar a situação emergencial em que há perdas de plantações e escassez de água em reservatórios, córregos e poços.

Segundo dados da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), 33,4 milhões de pessoas já foram afetadas. Entre 2013 e 2015, a estiagem causou um prejuízo de R$ 103,5 bilhões na região.

Nesse sentido, o deputado estadual Guilherme Almeida (PSC) solicitou ao Presidente da República e, por extensão, ao Ministro da Fazenda e aos integrantes do Conselho Monetário Nacional a edição da norma que permita a prorrogação das mais recentes dívidas rurais.

Essa prorrogação das dívidas rurais vencidas, além de minimizar a angústia daqueles produtores que perderam quase tudo que possuíam, permite também frear o processo de execução de seus patrimônios, pelos bancos, e ainda retirar seus nomes de entidades como a Serasa e Cadin (cadastro de inadimplentes).

Veja também

Comentários