Em dois dias, Feirão da Empregabilidade recebe 4 mil trabalhadores

Da Redação com Secom/JP

Publicado em 20/05/2022 às 7:57

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!
Foto: Secom/JP

Foto: Secom/JP

A primeira edição do Feirão da Empregabilidade, promovido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), registrou a participação de cerca de quatro mil pessoas. Quase três mil delas foram até o Espaço Cultural José Lins do Rêgo em busca de uma das 1.420 vagas de emprego ofertadas no evento. Já outras 1.080 estiveram por lá para participar das capacitações profissionais.

As atividades do Feirão aconteceram nesta quarta-feira (18). Contudo, diante da alta procura popular pelas vagas de emprego, o atendimento do Sine-JP no local foi excepcionalmente estendido para esta quinta-feira (19), quando aproximadamente 700 candidatos buscaram o serviço.

Foi montada uma força-tarefa com 25 guichês funcionando ao mesmo tempo. Por volta das 10h, a fila que havia se formado no início da manhã já havia sido zerada. No entanto, as equipes seguiram a postos até as 17h, como previamente divulgado.

“Não medimos esforços para dar celeridade ao processo e, com isso, atender o máximo de pessoas. Fizemos um verdadeiro mutirão, até cadastrar todos os interessados que nos procuraram”, explicou Vaulene Rodrigues, secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

Foto: Secom/JP

Foto: Secom/JP

Candidatos

O perfil dos candidatos que passaram pelo Feirão nesta quinta-feira foi bastante variado. Cada um deles carregava uma história diferente, mas compartilhava um desejo em comum: oportunidade no mercado de trabalho.

Heloísa Oliveira, de 20 anos, foi ao evento em busca do tão sonhado primeiro emprego. Ela está no início do curso de Enfermagem e nunca teve experiência profissional. “Desde que completei 18 anos, distribuo currículos. Mas não consigo nada. Quero uma chance”, disse.

Já Paulo Jean Marques dos Santos, de 54 anos, procurava uma atividade complementar. Ele trabalha como vigilante nos fins de semana e feriados. “Quero mais uma ocupação para conciliar com o que faço hoje. Minha esposa está desempregada. Preciso de um novo trabalho para reforçar nossa renda”, contou.

Houve ainda quem está tentando voltar ao mercado. Ivan Gomes, de 22 anos, foi desligado de uma fábrica de indústria têxtil em 2021. “Comecei lá em 2019, como aprendiz. Depois, fui contratado como operador de máquina. Mas em agosto do ano passado, acabei demitido. Vim em busca de emprego, independentemente da função”, destacou.

Foto: Secom/JP

Foto: Secom/JP

Diferenciais

Além da alta oferta de vagas de emprego, o Feirão da Empregabilidade teve um importante diferencial: a presença dos contratantes no evento. Mais de 20 empresas estiveram com suas equipes em stands recebendo candidatos encaminhados. Quase mil pessoas foram entrevistadas lá mesmo.

“Muitas delas já saíram empregadas. E a grande maioria foi direcionada para seleções, que são de responsabilidade dos contratantes. Isso é uma grande alegria para nós”, comemorou Eurípedes Leal, coordenador do Sine-JP.

Outro importante atrativo foi a oferta de 100 vagas exclusivas para pessoas com deficiência. “Inclusive, contamos com o apoio da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad) para atender a esse público com toda atenção e zelo merecidos”, acrescentou.

Capacitações

Mas o Feirão não se resumiu apenas à oferta de empregos. O evento contou com uma programação de 15 cursos e palestras de capacitação profissional. Todos os participantes ganharam certificados.

“Também contamos com a presença das equipes dos programas de fomento ao empreendedorismo, desenvolvidos pela Sedest. Disponibilizamos mentores para atender às pessoas que estão tocando o próprio negócio, orientando-as e tirando dúvidas”, falou Vaulene.

Para a secretária, o Feirão foi um verdadeiro sucesso. “Ficamos todos muito felizes com os resultados obtidos e com a resposta da população ao projeto. Certamente, outras edições virão”.

Parceiros

A primeira edição do Feirão da Empregabilidade contou com os seguintes apoiadores: Governo do Estado, Sebrae, Fecomércio, Sesc, Senac, Funad, Centro de Referência Municipal de Inclusão para Pessoa com Deficiência (CRMIPD), Brisanet, Uninassau, Uniesp, Unopar, Elmo Eletricmotors, Superchoque Cursos em Tecnologia, iWof, Up Personalizados e Estrela Produções.

Colunistas

2021 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

BeeCube