Fechar

Fechar

Zodíaco contra Fraudes Bancárias

Alexandre Moura. Publicado em 29 de junho de 2018 às 12:18

A eterna luta do sistema financeiro contra as fraudes tem tido, ao longo dos anos, inovações bem interessantes. O uso de tecnologias de biometria (copiada pela Justiça Eleitoral) e reconhecimento facial são apenas dois exemplos já bem conhecidos.

Mas uma ideia implantada pela área técnica da CEF – Caixa Econômica Federal tem chamado à atenção dos clientes da instituição. A CEF passou a “usar signo do zodíaco no cadastro dos seus clientes”.

Isso mesmo, dentre as informações coletadas para a abertura de conta, consta no formulário um campo para ser informado o signo do correntista, que é obtido de forma automática pelo sistema de cadastro, a partir da data de nascimento do cliente. A ideia, inusitada e interessante, tem o objetivo de utilizar essa informação (o signo do zodíaco) “para auxiliar na identificação do cliente em caso de eventuais fraudes”.

Segundo os técnicos da CEF, “se alguém tentar se passar por um correntista em uma agência ou em qualquer canal de comunicação do banco, o funcionário da CEF pode questionar o suposto cliente sobre o seu signo”, informação normalmente conhecida pelas pessoas e caso a resposta seja demorada e/ou diferente da constante nos registros, um alerta é disparado, pois uma possível fraude pode estar sendo tentada.

Chegou ao Brasil!

O modelo de loja que a gigante americana de comércio eletrônico (e-commerce) “Amazon” lançou recentemente nos Estados Unidos, a denominada “Amazon Go”, já está disponível no Brasil.

De forma semelhante só que em escala menor, a brasileira “Zaitt” instalou no final do ano passado, a primeira unidade na cidade de Vitória, capital do estado do Espírito Santo, seguindo o mesmo modelo americano: “uma loja automatizada sem funcionários e caixas”.

No Brasil a Zaitt funciona como uma loja de conveniência 24 horas, vendendo alimentos e bebidas. A iniciativa deu tão certo que em breve, outras duas lojas serão abertas na cidade de São Paulo. Segundo os diretores da empresa, por semana cerca de 2.000 clientes compram na unidade de Vitória, gastando em média, R$ 30,00 cada um.

Segundo vários especialistas em comércio varejista, este modelo deve ter um rápido crescimento nos próximos anos, principalmente pela disseminação e consequentemente “barateamento”, das tecnologias envolvidas na implantação das “lojas sem funcionários”.

Copa do Mundo

A “Copa do Mundo de Futebol” gera aumento nos “SACs” (Serviços de Atendimento ao Cliente) de algumas empresas. Esta é a conclusão de um levantamento realizado pela empresa brasileira “NeoAssist”, especializada em relacionamento cliente-empresa, com os dados fornecidos pelas empresas referentes a Copa de 2014.

Pelo documento, a compra de produtos relacionados direta e indiretamente, a Copa como TVs, camisas das seleções participantes e de outros “objetos para o torcedor”, crescem neste período.

Desta forma, com o crescimento das vendas em 2014, “houve aumento de 15% nas solicitações aos SACs”, sendo que boa parte deste volume foi através do uso das linhas telefônicas “0800”.

Tudo indica que este ano, não será diferente, mesmo com a Copa da Rússia não sendo tão “atrativa” quanto as anteriores.

German Design Award 2018

A empresa germano-brasileira “Festo”, com seu “Robô Colaborativo Pneumático” venceu a edição 2018, na categoria ouro, do “German Design Award”, um dos mais prestigiados prêmios de design do mundo.

Denominado de BionicCobot , o equipamento na realidade é um braço robótico colaborativo inspirado no braço humano, tanto na forma quanto na dinâmica dos movimentos.

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba.

[email protected]

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube