Fechar

Fechar

Zé da Luz & Puxinanã

Evaldo Gonçalves. Publicado em 14 de janeiro de 2018 às 13:00

Por Evaldo Gonçalves (*)

Estava em um restaurante, quando sou abordado por um cidadão que, sem se identificar, recitou, na íntegra, o Poema de Zé da Luz sobre as três ‘muié’ de Puxinanã, dizendo ao final: faço-o em sua homenagem, como filho daquela Cidade.

Tal gesto, ligando-me a duas realidades, Zé da Luz e Puxinanã, que me são mui caras, e se somam em termos de créditos sentimentais de difícil quitação. A primeira foi a acolhida que me deu Joaquim Limeira, sem o qual jamais teria realizado tendências para o Ensino e para as Letras. O Poeta Zé da Luz, por sua vez, com sua genialidade, homenageou Puxinanã com o célebre Poema sobre as três mulheres e suas belezas espetaculares.

Em seguida a essa surpresa, surgiu a intervenção de um jovem, que se disse filho do interlocutor, dizendo: meu pai é Feliciano Alexandre, seu velho eleitor que se rendeu à emoção de cumprimentá-lo, amigo seu de toda a vida. Ele está lúcido aos 95 anos. Preserva bem sua Memória. Lembra-se das circunstâncias comuns a ambos, sobretudo as relacionadas com as atividades político-partidárias, buscando votos.

A cena inusitada, inspirou-me a sair abraçado com o conterrâneo nonagenário, e lá, em sua mesa, consegui que alguém registrasse fotograficamente  o Encontro, o que lhe deu maior dimensão.

É mais uma cena das muitas de que venho participando, neste final de trajetória, quando nas caminhadas matinais ou nas minhas eventuais presenças em Supermercados. Enfim, não tem me faltado essa demonstração de afeto e gratidão por alguma ação que pratiquei no exercício do múnus público.

Somos finitos em nossa passagem pela Vida, Dom maior recebido gratuitamente, que nos induz à prática do BEM, em favor sobretudo dos mais necessitados.

Puxinanã, Joaquim Limeira, Zé da Luz e Feliciano Alexandre estiveram sempre a serviço do Bem, e por isso são aventurados!

(*) Membro da APL e do IHGP

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Evaldo Gonçalves

* Ex-deputado federal e membro da Associação Paraibana de Letras..

falecom@fhc.com.br

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube