Fechar

Fechar

Viva Zé Pereira!

Evaldo Gonçalves. Publicado em 27 de fevereiro de 2017 às 21:44

Evaldo Gonçalves

*Por: Evaldo Gonçalves

Os Carnavais lembram a música e o ídolo Zé Pereira, indispensáveis em qualquer manifestação carnavalesca. São valores que se entranharam na cultura popular, que reaparecem anualmente nessas comemorações.

Nada a contestar. Só aplaudir. Todavia, ocorreu, na Paraíba, um diálogo entre Aloysio Pereira, deputado estadual, e o Ministro Mário Andreazza, quando de sua visita, candidato que foi pelo Colégio Eleitoral à Presidência da República.

Pouco afeito à História da Paraíba, o General ignorava episódios da Revolução de Trinta, notadamente as reações comandadas pelo Coronel José Pereira, em Princesa Isabel, e José Gaudêncio de Queiroz, em São João do Cariri.

Ao lhe ser apresentado o deputado Aloysio Pereira, na ocasião, como filho do Cel. José Pereira, Andreazza lhe perguntou: você é parente do famoso Zé Pereira do Carnaval?  O deputado Aloysio Pereira respondeu incontinente: para V. Exa., General, ser Presidente da República, como pretende, precisa melhorar seus conhecimentos sobre a História da Paraíba. Em seguida, retirou-se, votando no Colégio Eleitoral no Governador paulista, Paulo Maluf.

Não obstante toda essa sua ignorância política, Mário Andreazza revelou-se um grande Ministro, sobretudo por sua fidelidade aos compromissos assumidos. Aqui em João Pessoa, foram investidos grandes recursos na sua infraestrutura, em termos de Habitação Popular e Corredores Urbanos. Que o digam, Osvaldo Trigueiro do Vale, então Prefeito da Capital, e doutora Lúcia Braga, inesquecível Presidente da Fundac.

De minha parte, agradeço a Andreazza a construção do Açude do Cais, em Cuité, obra redentora do Curimataú da Paraíba, que ainda hoje, castigado por seca severa, é fonte de água para toda aquela Região. Houve um custo político: tive que voltar nele na Convenção da Arena, em Brasília, deixando de fazê-lo em Maluf, candidato do Governador Wilson Braga.

Nunca soube ser diferente: pautei minha vida pública servindo às grandes causas da Paraíba, procurando ser gratos aos seus benfeitores.

* Evaldo Gonçalves é da APL e do IHGP

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Evaldo Gonçalves

* Ex-deputado federal e membro da Associação Paraibana de Letras..

[email protected]

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube