Fechar

Fechar

Vida, memória e convivência

Evaldo Gonçalves. Publicado em 26 de julho de 2016 às 16:51

evaldo-goncalves

O ato da posse do Doutor Antônio Carneiro Arnaud, no Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba, revestiu-se do maior sentido, em termos de culto à Vida, à Memória e à Convivência humana, num cenário propício às manifestações de alegria e fraternidade.

Natural que esse congraçamento resultou da celebração daqueles valores, não só no cumprimento dos objetivos superiores do IHGP, mas como justificativa para a escolha do novo Confrade, cuja investidura foi imposta por sua trajetória profissional, seguindo o exemplo dos seus colegas na prática da Vida, da História e do Bem-Estar.

A força de tão elevados desideratos explica a presença ali da Academia Paraibana de Letras, da Academia das Letras Jurídicas, da Academia Paraibana de Medicina, da Academia Paraibana de Odontologia, do Conselho Federal de Medicina, da Associação Médica da Paraíba, da Unimed da Paraíba e do Instituto Histórico de Campina Grande, enfim, comparecerem à solenidade as autoridades representativas dessas Entidades, todas para darem seu testemunho de apreço ao empossando, e aos valores que fazem dessas inúmeras Instituições, e do IHGP, Templos de preservação da Vida, da Memória, e da Convivência Humana.

Tais disponibilidades fraternas dão autenticidade absoluta aos atos ali praticados, não se tornando meras formalidades, mantendo, ao contrário, as características dos encontros benfazejos de quem têm compromissos éticos, inalienáveis, com a Vida Humana, e sua Memória.

Enfim, a presença de tão escolhidas Autoridades, somada aos aplausos dos convidados, conferiram legitimidade absoluta à escolha pelo Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba do novo Confrade, que, certamente, dará à sua nova missão o mesmo humanismo e espírito público emprestados, ao longo da frutífera caminhada, às suas atividades profissionais de caráter humanitário.

Ao mesmo tempo, A Vida, a Memória, a Convivência Humana agradecem o ato de celebração protagonizado pelo IHGP, em razão do atendimento a todos os seus sagrados princípios institucionais, convictos todos de que o novo Confrade saberá honrá-los, acima de quaisquer circunstâncias.

Evaldo Gonçalves é da APL e do IHGP

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Evaldo Gonçalves

* Ex-deputado federal e membro da Associação Paraibana de Letras..

falecom@fhc.com.br

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube