Fechar

logo

Fechar

Vai Regulamentar

Alexandre Moura. Publicado em 7 de junho de 2019 às 10:53

O Governo Federal, através da SENACON – Secretaria Nacional do Consumidor está estudando a regulamentação do “uso de robôs atendentes” pelas empresas, especialmente os chamados “robocallers” (robôs de relacionamento com clientes via telefone), que tem incomodado bastante os consumidores que recebem constantemente, ligações destas “criaturas”.

Uma pesquisa realizada com 3.220 pessoas no mês de abril passado revelou que, 83,2% dos entrevistados afirmaram ter recebido pelo menos uma ligação feita via robocallers diariamente, com cobranças, ofertas de serviços e produtos.

A ideia da SENACON é publicar uma portaria para regulamentar este tipo de atividade e que dentre outras medidas, “vai limitar os horários e a quantidade de ligações diárias.” Realmente, este abuso tem que acabar ou diminuir bastante.

Valiosas

A empresa multinacional Brand Finance, especializada em “valoração de marcas e de ativos intangíveis” (ativos como conhecimento, tecnologia, capital humano, patentes, etc), divulgou recentemente uma lista com as “500 marcas mais poderosas e valorizadas do mundo”.

Nos três primeiros lugares ficaram, pela ordem: a Amazon (gigante americana de comércio eletrônico), a Apple (empresa americana de tecnologia e bem conhecida pelos seus smartphones) e o Google (outra empresa de tecnologia americana líder de “motores” de busca na Internet).

A Brand Finance calculou o valor das três empresas em 485 bilhões de dólares (Amazon 188 bilhões de dólares, Apple 154 e Google 143 bilhões de dólares), algo em torno de dois trilhões de reais no total!

Google Travel

O valor do Google tem haver também, com a estratégia técnica-comercial que a empresa vem adotando nos últimos anos, diversificando as áreas de atuação, mas sempre com foco em soluções tecnológicas.

A “ferramenta recém-lançada denominada de Google Travel” é um exemplo claro, desta estratégia. Trata-se, segundo os técnicos da empresa, “de uma plataforma que provê uma consultoria completa com todas as informações (hotéis, passagens, roteiros turísticos, etc) necessárias para que o usuário organize sua viagem sem auxilio de terceiros”.

A solução está disponível no endereço google.com/travel, tanto para uso em computadores quanto em smartphones.  O Google Travel é uma concorrência direta, com as agências de viagem tradicionais.

Zeradas

Em recente decisão, a “Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados” aprovou proposta que “zera” as taxas e contribuições federais incidentes sobre os serviços de telecomunicação entre equipamentos, sem interferência humana, a chamada comunicação M2M (máquina a máquina).

O objetivo, segundo os deputados membros da comissão, “é incentivar o uso de IoT (Internet das Coisas) no Brasil, através do surgimento de novas empresas e aplicações desenvolvidas localmente para este segmento”.

Pelo texto aprovado, que altera a Lei 12.715/2012, foram “zeradas as Taxas de Fiscalização de Instalação e de Funcionamento; e as Contribuições para o Fomento da Radiodifusão Pública e para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica”. Diminuindo assim, o custo final dos serviços de comunicação M2M, primordiais para o funcionamento de dispositivos de IoT.

Para entrar em vigor, a legislação ainda precisa passar por outras comissões da Câmara dos Deputados.

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Alexandre Moura
Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba.

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube