Fechar

logo
logo

Fechar

Um balanço sobre o que foi publicado

Benedito Antonio Luciano. Publicado em 30 de dezembro de 2021 às 9:19

Amanhã será o último dia de 2021, momento propício para se fazer um balanço sobre o que foi feito, assim como elaborar planos para o ano vindouro.

No tocante à minha participação como colunista do Paraibaonline posso considerar que 2021 foi um ano profícuo. Mantive a periodicidade de uma colaboração semanal, geralmente publicada nas quintas-feiras, perfazendo cinquenta textos nos quais, entre crônicas e artigos opinativos foram abordados temas diversos, dente eles: cinema, futebol, música, poesia, memórias, religião e jornalismo científico.

Parafraseando o amigo Pablo Javier Alsina: “assumir a missão de produzir textos periodicamente para jornais ou revistas não é uma tarefa simples, pois exige comprometimento, dedicação, disciplina e, principalmente, a capacidade de encontrar assuntos interessantes e originais, sobre temas variados, que cativem o leitor”. Foi o que tentei.

Na prática, concordo com a opinião dele quando afirma: “o ato de escrever deve ser prazeroso para quem assume este compromisso pois, assim como a comida preparada de má vontade é ruim de se comer, texto redigido por obrigação não tem graça de se ler”. Assim, escrevi com prazer, mantendo o foco no leitor.

De fato, antes de aceitar o convite para escrever no Paraibaonline, em 2017, havia passado pela experiência de publicar em jornais e revistas impressos, dentre os quais: Diário da Borborema (Campina Grande – PB, 1985 a 2009), Jornal da Paraíba (Campina Grande – PB, 1987 a 2009), Gazeta do Sertão (Campina Grande – PB, 1988), Ranhura: Revista Literária (Campina Grande – PB, 1990 a 1993), Revista ELETROBRASIL (São Paulo – SP, 1991 e 1993), Correio da Paraíba (João Pessoa – PB, 1993 e 1998), A União (João Pessoa –PB, 1999 e 2001), Conselho em Revista, CREA, (Porto Alegre – RS, 2008).

Com o surgimento dos informativos virtuais, produzi textos para os seguintes sites: Jornal PET Elétrica (Campina Grande – PB, 2008 a 2013), Informativo em Dia UFCG (Campina Grande – PB, 2009 a 2019), Suas Notícias (Porto Velho – RO, 2012 a 2019), Mobilidade Elétrica (Rio de Janeiro – RJ, 2020). Sendo assim, no cômputo geral, até então, entre impressos e digitais, foram oitocentos e quarenta e cinco textos publicados.

Por outro lado, no plano profissional, o ano de 2021 se caracterizou como um marco na minha carreira acadêmica como professor e pesquisador, iniciada em 1977, porque depois de quase quarenta e quatro anos de dedicação, resolvi me aposentar, tendo o ato sido oficializado mediante a portaria publicada no Diário Oficial da União, em 29 de abril.

Ao longo da carreira, feito o balanço, contabilizei cento e oitenta artigos técnicos e científicos apresentados e publicados no Brasil e no exterior, em diferentes países, dentre eles: Argentina, Canadá, Chile, China, Eslováquia, Espanha, Estados Unidos, Grécia, Índia, Inglaterra, Itália, México, Polônia, Portugal, Singapura, Suécia e Uruguai.

Em geral, os artigos publicados em periódicos ou anais de eventos técnicos e científicos internacionais são redigidos em inglês. Talvez, redigir na língua inglesa tenha contribuído para mudar o meu estilo de escrever na língua nativa, particularmente em termos de concisão e objetividade: períodos e parágrafos mais curtos, por exemplo. É o que tenho procurado fazer; e somente o leitor poderá julgar se tenho atingido ou não o meu intento.

Planos específicos para o ano vindouro? Não tenho, mas, acredito que a luz do Divino Espírito Santo continuará iluminando a minha mente e os meus caminhos. Nesta ocasião, aproveito o ensejo para expressar aos caríssimos leitores os meus agradecimentos pela atenção ao longo desses anos e deixar aqui consignados os votos de um Feliz Ano Novo!

 

Campina Grande, 30 de dezembro de 2021.

[email protected]

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!
Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Benedito Antonio Luciano
Benedito Antonio Luciano

Professor doutor, titular do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube