Fechar

Fechar

Triste notícia

José Morais Lucas. Publicado em 24 de junho de 2017.

Por: José Morais Lucas

Um dos políticos mais destacados no país nos últimos tempos, o pernambucano Marco Maciel, ex -vice- presidente da República por 08 anos, está desaparecido da mídia há muito tempo.  Pelo fato de ser meu amigo e companheiro de política universitária no Recife na década de 60, procurei saber através de amigos comuns, inclusive parentes dele residentes no Recife, o que estava acontecendo.

Tive a triste notícia de que ele está acometido do Mal de Alzheimer, estando recolhido ao seu apartamento em Brasília, onde está tendo o suporte médico indispensável, bem como o apoio de familiares principalmente da esposa Anna Maria, com quem está casado há 50 anos.

Realmente foi uma notícia que me chocou, pela pessoa que é Marco Antonio  de Oliveira Maciel. Além de ter sido um grande líder político em Pernambuco e porque não dizer no Brasil, sempre foi uma pessoa amável, simples, prestativa, comunicativa, conciliadora e sobretudo  amigo dos seus amigos, atributos estes que o tornaram líder inconteste.

Mesmo sendo de uma família política, pois o seu pai José do Rego Maciel, havia sido prefeito do Recife, Marco Maciel cresceu merecidamente e honestamente, chegando por este caminho à presidência da República interinamente, inúmeras vezes, isto, cumprindo licenças do titular do cargo, presidente Fernando Henrique Cardoso.

Na sua vastíssima carreia política, antes de se eleger para a vice-presidência da República, cumpriu mandatos de deputado estadual, deputado federal, senador e governador do seu Estado.  Some-se a isso tudo, os cargos de Secretário de Estado, Ministro de Estado, professor de Direito Internacional Público, presidente do Senado, escritor de vários livros, Membro da Academia Pernambucana de Letras e Academia Brasileira de Letras.

O Mal de Alzheimer não avisa que vai chegar, mas chega, porém o idoso pode se cuidar para evitar ou pelo menos retardar a sua chegada.  Do lado contrário, fatos inesperados podem causar a sua antecipação. Foi o que aconteceu com Marco Maciel na opinião de algumas pessoas ligadas a ele.

Na tentativa de se reeleger senador em 2010, que no caso seria o quarto mandato para aquela Casa Legislativa, ele foi surpreendido pela derrota. Por tudo que ele fez por Pernambuco nunca aceitou este insucesso eleitoral. Isto aconteceu quando o PT e o lulismo estavam em pleno crescimento principalmente no nordeste; e foi nesta eleição que Lula elegeu Dilma como a sua sucessora na presidência da República.

Se não fosse a doença, Marco Maciel ainda estava atuando na política, bastando dizer que o atual presidente da República é da mesma idade dele. Ambos nasceram em 1940, sendo que Marco Maciel nasceu no dia 21 de julho e Michel Temer no dia 23 de setembro.

SENADOR JOSÉ GAUDÊNCIO DE QUEIROZ

O engenheiro e escritor Flavio Ramalho de Brito acaba de prestar um grande serviço a história política da Paraíba, escrevendo a biografia do senador José Gaudêncio de Queiroz, que eleito em 1930, perdeu o mandato através da Revolução ocorrida naquele ano, exilando-se em Portugal.

O excelente trabalho se encontra a venda na Livraria Cultura, localizada na rua  Getúlio Vargas, aqui em Campina Grande. Políticos e historiadores  não podem prescindir desta importante obra.

José Gaudêncio quando retornou do exilio  foi eleito deputado federal pelo nosso Estado, tendo falecido em 1953, antes de concluir o mandato.                      

José Morais Lucas –   24/06/2017

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

José Morais Lucas

* Médico, historiador, membro da Academia de Letras de Campina Grande, membro fundador do Instituto Histórico de Campina Grande e do Instituto Histórico e Geográfico do Cariri Paraibano.

falecom@fhc.com.br

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube