Fechar

Fechar

Trinta anos sem Asfora…

Evaldo Gonçalves. Publicado em 15 de fevereiro de 2017.

Não é fácil para a Paraíba permanecer três décadas sem Raymundo Asfora. Sua proverbial inteligência; sua sensibilidade a serviço das melhores causas dos paraibanos; seu talento de tribuno audaz; sua lealdade intransigente aos amigos. Enfim, sua racionalidade, equilíbrio, e sentimento solidário estão fazendo muita falta.

Na Câmara dos Deputados, em louvor aos seus méritos de homem público, ocupei a Tribuna, e lhe fiz um justo necrológio a que intitulei: Asfora viverá além do seu Tempo. Nenhum vaticínio tão veraz. Ele permanece redivivo na memória da Paraíba e do Brasil, pois por onde passou, onde permaneceu, construiu uma História de lutas, vitórias, e corajosa participação.

Impossível não ouvi-lo e não aplaudi-lo por sua exuberante genialidade e excepcional memória, tudo resultante de uma formação intelectual que lhe distinguia dos demais companheiros de geração.

Devo-lhe muito em termos de exercício de liderança e espírito público, reconhecimento que nunca excluiu minha permanente condição de eterno aprendiz, e nunca impediu o testemunho de gratidão pelas lições que dele recebi, quando das lutas estudantis e políticas, em que estivemos juntos.

Asfora, quando Secretário Municipal, em Campina, estando eu a necessitar de um emprego para custear estudos universitários, me mandou ocupar cargo no IBGE, quando Abelardo Jurema, com desusado prestígio no Governo Federal, já havia me convocado para trabalhar no Hospital do IPASE, daquela Cidade.

Foi um gesto de solidariedade que sempre repetiu, onde estivesse, pois herdou essa nobre destinação histórica, benemérita sob todos os aspectos, e praticada, fossem quais fossem as circunstâncias. O talento oratório era indiscutível. Sua liderança pessoal sempre foi um privilégio, dentre muitos que o fizeram Vereador, Deputado Estadual e Federal dos mais brilhantes de nossa História Política.

Justificado o Titulo do meu Discurso, quando do necrológio: Asfora viverá além do seu Tempo, diante da sua participação emblemática em favor da Paraíba.

Evaldo Gonçalves é da APL e do IHGP       

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Evaldo Gonçalves

* Ex-deputado federal e membro da Associação Paraibana de Letras..

falecom@fhc.com.br

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube