Fechar

logo

Fechar

Tessituras

Elizabeth Marinheiro. Publicado em 25 de agosto de 2018 às 21:38

Mais uma vez o apelo confiante. A I Seccional PEN  da Paraíba espera, confiantemente, o comparecimento dos generosos SEGMENTOS CAMPINENSES, no próximo dia 24 de setembro, às 17h, na FIEP.

Como todos já devem saber, o PEN       não tem condições de enviar convites/programas impressos, até porque, até agora não mereceu nenhum auxílio dos poderes públicos e empresariais. Prevalecem telefonemas, face e o eficiente “boca à boca”. Vá leve seus familiares, vizinhos, pois as reuniões são públicas.

Ter-se-á uma pauta de inquestionável importância para Campina Grande. Ei-la:

Participação do Corpo de Baile SUELLEN CAROLINI e do Coral da UFCG.

Um painel girando em torno do tema “PARA ONDE IRÃO O BRASIL, os ESTADOS e os MUNICÍPIOS???”

O painel será desenvolvido pelos Intelectuais Palíbio Alves, Fátima Coutinho, José Mário Silva Branco, Conceição Araújo, Lourdinha Ramalho e Edmundo Gaudêncio, o qual falará na condição de conferencista, representando o PEN.

Apoio: Profa. Ms. Hilma Loureiro e Equipe Dr. Buega Gadelha

Confraternização(lanche oferecido pela Comunidade de Campina).

LEITURAS X LEITURAS

Sempre recebemos solicitações de bons livros para leitura. Nesse Brasil, em que o índice de leitura é o “mais baixo do mundo”, temos alegria em receber pedidos deste nível. E, aqui, vão algumas sugestões:

DANIEL BLUME, escritor maranhense com “Resposta ao terno” (Belas Artes, 2018). A dicção sousândradiana, o lirismo da sátira e a metapoesia fazem desta obra uma obrigação nas estantes leitoras/brasileiras. Parabéns, Blume!

Com suas pesquisas feitas no Japão, o magnifico Filólogo ANTÔNIO MARTINS DE ARAÚJO acaba de lançar “A língua Portuguesa No Tempo e no Espaço” (Senado Federal, 2017).

Não sendo especialista em Língua e Filologia, mas a julgar pelo índice, entendo o alto nível do trabalho martiniano. E a conselho ao autor remeter um volume à excelente Filóloga Linalda de Arruda Melo, residente em João Pessoa (Fone 83 – 3246-4462)

Com estudos de João Bosco de Carvalho e Dr. Adhemar Dantas(in memoriam), o Médico José Moysés lançou “LETRAS d’ VERAS”. Tem-se um ótimo Poemário, cuja temática abriga a natureza nordestina, onde habitam o sabiá, o carro-de-boi e outros símbolos totêmicos do Nordeste brasileiro.

Os “causos”, transformados em anedotas, comprovam, com clareza, o talento folclorista do Escritor José Moysés e/ou sua paixão pela terra sertaneja.

Sobre “A história como eu conto”, do Acadêmico (APL) RAMALHO LEITE, transcrevo: “O leitor, certamente dotado de observação sutil, não deixará de perceber a capacidade magistral de Ramalho Leite como retratista da história política da Paraíba e do Brasil. E poderá vislumbrar, ainda, como fatos do passado encontram semelhanças em ocorrências do presente e deixam traços nas gerações do hoje e do amanhã”. Prof. Dr. JOSÉ LOUREIRO LOPES (APL).

 

Espero que essas sugestões sejam aceitas pelos leitores.

POÉTICA

 

“Quando, entre canções de Chopin, me embeveço,

Esmerando-me por expressar a criação,

Louvo a arte, o Criador, tudo agradeço,

E, no piano, o esforço, a execução.

 

A vibração do teclado, eu enriqueço

Com a leveza do toque, com atenção,

Pois o gênio por quem tenho muito apreço

Merece toda consideração

 

Nas sonatas, tu nos banhas com o esplendor

Da beleza e do sonho celestial;

Nas valsas, brilho e graça sem igual.

 

Os nostálgicos noturnos, peso e cor;

Os impromptus, segurança, vigor,

 Revelando um génio especial.”  Profa. Ms. MAGNACELI/UFPB(in “Persona Ternária”, p. 152).

                E ao meu leitor, boas leituras.

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Elizabeth Marinheiro
Elizabeth Marinheiro

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube