Fechar

Fechar

Tessituras

Elizabeth Marinheiro. Publicado em 9 de junho de 2018.

Solidão apavora

………………………

cantando eu mando a tristeza embora.”

Estes versos de Caetano Veloso lembram-me mamãe dizendo “quem canta/seus males espanta.”

Outro poeta já disse “que o canto é que faz o canto cantar.”

Em verdade, a boa música destina-se ao deleite. Mas, não se deve esquecer que ela também produz terror, saudade, enfim a catarse dos sentimentos. Em ambas as visões a música liberta.

Na linguagem literária, as espécies Ode, Balada. Elegia, Canção, Soneto e outras não devem ser aprisionadas ao gênero lírico. As canções, a exemplo, podem traduzir tons trágicos, grandes feitos, metalinguagens e vários sotaques.

Entretanto, a canção romântica mantém a eternidade da expressão artírstica. Bastará ouvir “Recanto”, “Rancho Fundo”, “Vai passar”, “Sertaneja”, “Bandeira Branca”, “La vie en Rose” para se perceber que música/canção não só desperta prazer. Desperta, igualmente, tristeza, Conhecimento, perplexidade, inquietude e outros estados de espirito.

Ouço, agora, canções que me levam àquela mulher coroada de flores e chamada PAZ.

Do outro lado, pode-se observar NARCISO, desiludido e afogado fatalmente na fonte, onde se espelhou a vida inteira…

Sento-me, então, abaixo do meu candelabro e dispensando arcos das “Circes”, acolho a linda Canção que Calíope e sua Harpa me ofertam. Com muito amor!

LIVRARIANDO.

Sempre atendendo às solicitações, recomendamos.

  • SINESTESIA de Onília Setúbal R. de Queiroga

  • LETRAS d’ VERSOS de Dr. José Moisés

  • APOCALÍTICO de JS Ferreira

  • SERGIO DE CASTRO PINTO/70 ANOS DE VIDA e 50 de Poesia organizada por Maria Cecilia de Castro Pinto Almeida

  • PAULO E ESTEVÃO de Francisco Cândido Xavier.

DESTAQUES.

– O “Sublime Encanto” realizado pelo imbatível Tavinho Miranda, na “Quinta da Colina”. Sucesso!

– Belissima a festa da querida médica Teresinha Gaudêncio, no Palácio das Nações. Família feliz e unida, graças a Deus. À frente, o amigo Álvaro Gaudêncio Neto (Alvinho…)

Solenidade de alto nível: o Desembargador Federal Manoel de Oliveira Erhart acaba de outorgar a Medalha da “Ordem do Mérito Pontes de Miranda” aos Excelentíssimos Senhores Des. Federal Rogério de Meness F. Moreira; Vice-Procurador-Geral da República Luciano Mariz Maia e ao Doutor José Henrique Wanderley Filho.

Os atos foram realizados no Salão Pleno do Tribunal Regional Federal da 5ª Região(Recife-Pe). Competência da Gestão!

SÃO JOÃO DO CARNEIRINHO

Noite memoravelmente lúdica! Os mais diversos grupos juninos, com seus cantos, danças e típicos figurinos. Nada de pós-moderno: São João não gostaria.

Palavras profundas e claras do talentoso PE. ASSIS.

Adorei. E minha mesa era a mais animada: Vera Maia, Leda e Bébé Figueiredo, Dra. Celeida Farias, Socorro Virgínio e Dra. Graça.

Com a palavra Eneida Maracajá: “Que nesta noite de São João do Carneirinho, as odes e os rosários subam aos céus, com as nossas preces, e que muitas bênçãos sejam derramadas para o alívio de nossas agonias, amém.”

Ao meu leitor, as bençãos de São João.

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Elizabeth Marinheiro

falecom@fhc.com.br

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube