Fechar

Fechar

Tessituras

Elizabeth Marinheiro. Publicado em 1 de outubro de 2016 às 21:32

Surpresas e homenagens apresentam variações: algumas encomendadas (solicitadas?), outras de “mentirinha”. Tudo faz parte do cotidiano amistoso.

Mas, quero falar de uma surpresa verdadeiramente verdadeira. Durante a reunião do PEN (em 26 p/p), a Lady Salete Carolino pediu a palavra. Pensava eu tratar-se de algum aviso ou solicitação. Que nada!

Salete dirigiu-se a mim com palavras tão generosas,  que se não fora o “carão” da amiga Lourdinha Ramalho, minhas lágrimas teriam se multiplicado. Assumo-me emotiva.

        Após breve e conciso retrospecto de minha vida  Salete outorga-me um lindo cartão dourado, cuja legenda deve ser transcrita:

“Betinha: na vida não é o passar dos anos que importa, mas sim, a maneira como vivemos os nossos dias…” e assim sendo” os anos se juntam para mostrar que o tempo está passando; os dias existem para que façamos este tempo valer a pena”, como você fez. Céus!

E como se o cartão e as palavras não bastassem, Salete, em nome de outras amigas, acrescenta: “Nosso obrigada! Pelo conteúdo/informações como Mestra; pelos livros e textos publicados; pelas oportunidades oferecidas a alunos e amigos, na arte, cultura, literatura, magistério, tudo visando o crescimento intelectual de outros…!

Aquilo que respondi na hora, já não sei. Ao escrever, neste momento, estou sentindo a Paz, a Saúde e a Amizade a mim dedicadas, pelo dia vinte-e-dois de setembro p/p.

Para mim, tanto os momentos de dor como os de grande Felicidade são inverbalizáveis. Até agora estou ouvindo o verbo de Salete; a estima de Lucie Motta; os olhos verdes de Eliane Ramalho; a solidariedade de Eneida Maracajá; os carinhos de Bêri Pedrosa; o “nós juntas” de Estelita Cardoso;  a ternura de Hilma Loureiro; a dedicação de Jacy Cruz;  os múltiplos de Laudicéia Aguiar; a grandeza da “mana” Mércia Gouveia; o poema “Conceição Araújo”; o talento de Lourdinha Ramalho; a sobriedade de Mariângela Galdino; os solfejos da música clássica de Célia Téjo e o depojamento de Célia Farias.

        Estes nomes, amigos e respeitáveis, formatam o belo quadro que comporá minha Fortuna Critíca. Quadro derramando, sobre mim, gotas de primavera. Quadro exalando perfume e sinceridade.

Agradecer aquele momento? Só mesmo pedindo a DEUS que transforme aquelas assinaturas em caleidoscópio pleno de Saúde, Vida longa, Novas Conquistas, sem deixar de atender as Preces de cada delas. Que assim seja!

Permaneço em Estado de Graça.

 

PEN.

 

A reunião da I Seccional PEN da Paraíba decorreu com absoluto êxito, no dia 26 de setembro p/p. Apesar de uma pauta hiperbólica (o que não ocorrerá jamais…), tivemos uma aula magistral apresentada por excelentes Expositores.

Sob a presidência perfeita da Profa. Divanira Arcoverde, os Comunicadores se houveram com brilhantismo.

À Doutoranda Cecilia Telma de Queiroz levantou, competentemente, vários aspectos da Internet, ilustrados por audio-visual. Ótima!

O Prof. Dr. Jamiro Costa Rego impressionou o auditório com seu amplo conhecimento sobre A Água. Doutoral!

O Escritor Rinaldo Fernandes, tendo como suporte crítico “Passagens” do Walter Benjamin, fez impecável leitura em torno de ”A Cidade”. Excelente!

O Prof. Dr. Egberto Araújo apresentou um bem elaborado vídeo, revelando o culto à cultura, indo de Campina Grande até São José de Belmonte, onde está “A Pedra do Reino”, tema de sua paixão. Inspirada, a empresária Valéria Valença irá organizar uma turma para visitar São José Belmonte. Maravilha!

O encanto foi o canto da musicóloga Iracy Gouveia, que arrebatou o merecido aplauso da tarde/noite inesquecível.

Glórias ao Senhor!

 

22/09/2016

 

Uma data que não se expulsa da memória. São inúmeros motivos.

Entretanto, este espaço não comporta os queridos NOMES que me abraçaram através de telefonemas, face e telegramas.

O coração registra meu profundo agradecer e os guardará na fonte silenciosa de gratidão.

 

        BANDEIRIANAMENTE.

 

Belo, Belo, Belo

é tudo quanto quero”. Para os amigos e as amigas. Pra mim também. E ao meu leitor, os belos setembrinos.

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Elizabeth Marinheiro

[email protected]

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube