Fechar

Fechar

Tecnologias que “influenciam”

Alexandre Moura. Publicado em 16 de junho de 2017 às 12:17

Por Alexandre J. Beltrão Moura (*)

Uma pesquisa realizada pelo instituto de pesquisa “Datafolha” a pedido da seccional Brasil do IEEE – Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos, e com o objetivo de “saber quais serão as tecnologias mais necessárias, influentes ou dominantes, em 2017”, apresentou resultados bem interessantes.

Pelo levantamento, “o smartphone, com 35% das preferencias, será o item mais influente no cotidiano das pessoas em 2017, seguido de perto, por baterias inteligentes, com 33% das escolhas e em terceiro lugar (com 30% das indicações), aparece às tecnologias para segurança doméstica”.

No outro extremo, como itens “dispensáveis ou sem necessidade”, aparecem telefones fixos, com 36%, seguidos de computadores de mesa (29%) e câmeras fotográficas digitais com 24% dos entrevistados dizendo que não precisam mais delas.

Foram ouvidas, no final do ano passado, 2068 pessoas, acima de 16 anos, em 130 municípios brasileiros.

Pesquisa

Por falar em pesquisa e corroborando a comentada acima, um levantamento, em nível global, realizado pelo instituto “Ipsos”, mostra que “54% da população mundial não sabe viver sem smartphone (no Brasil o percentual sobe para 65%) e quase 70% afirmaram que é impossível ficar sem acesso a Internet”.

Foram ouvidas, no final de 2016, cerca de 18 mil pessoas na faixa etária de 16 a 64 anos, em 23 países (Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, China, França, Grã-Bretanha, Alemanha, Indonésia, Itália, México, Japão, Peru, Polônia, Rússia, África do Sul, Coreia do Sul, Espanha, Suécia, Turquia, Índia e Estados Unidos).

Outro dado interessante é que para “50% dos entrevistados, o progresso tecnológico está destruindo suas vidas”.

No Brasil, “62% dos entrevistados, concordaram com esta afirmação”.

A SUDENE e a APEX-BRASIL

A APEX-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), firmou parceria com a SUDENE – Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste, com o objetivo de “potencializar a atração de Investimentos Estrangeiros Diretos (IED), a promoção de exportações e a internacionalização de empresas da região Nordeste”.

A ideia é “fomentar o desenvolvimento regional por meio da melhoria da competividade das empresas”.

A prioridade é a busca de investimentos para a infraestrutura da região e o aumento das exportações das empresas instaladas no nordeste brasileiro.

“Treinando” para saber Investir

Uma ideia do Banco Itaú, pretende “criar plataformas que tornem o ato de investir mais claro e simples”. O objetivo é “reinventar a forma que os brasileiros investem, tornando essa atividade mais acessível para a população em geral”.

As soluções tecnológicas serão escolhidas através de uma competição promovida pelo banco e denominada de “Itaú Insights”, que visa “promover o desenvolvimento de soluções digitais para o setor financeiro”.

As inscrições começam no final deste mês de junho, através do endereço http://valoragregado.com/tag/itau-insights/, e os participantes deverão se inscrever em equipes de três a quatro pessoas.

A equipe vencedora receberá a quantia de R$ 40 mil e uma viagem para o “Vale do Silício”, localizado na Califórnia, Estados Unidos.

(*) Engenheiro Eletrônico

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba.

[email protected]

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube