Fechar

logo

Fechar

Tecnologias de dessalinização

Benedito Antonio Luciano. Publicado em 15 de abril de 2019 às 11:47

Com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Sr. Marcos César Pontes, foi realizada no dia 13 de abril de 2019 a cerimônia de inauguração do Centro de Testes de Tecnologias de Dessalinização (CTTD), localizado no campus sede da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

A solenidade teve início depois das 14 h, numa tarde nublada e chuvosa de sábado, dentro e fora das dependências do Laboratório de Referência em Dessalinização (LABDES) do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da UFCG, onde foi instalada a infraestrutura do CTTD.

Contando com ampla cobertura dos meios de comunicação e com a presença de representantes da comunidade acadêmica local, além de membros da comitiva que acompanhava o ministro; representantes da classe política e o reitor da UFCG proferiram discursos alusivos ao ato inaugural.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da UFCG, o CTTD terá como objetivos testar, analisar e avaliar o desempenho de sistemas comercializáveis de dessalinização/purificação de águas salobras/salinas, visando prestar suporte, na dimensão tecnológica, com ações e processos correlacionados à expansão do acesso à água potável, dessalinizada e purificada, com foco no Semiárido Brasileiro.

Sob a coordenação do experiente pesquisador Prof. Dr. Kepler Borges França, o CTTD certamente será bem conduzido. Ele é Engenheiro Químico, pela Universidade Federal da Paraíba, graduado em 1978, tendo concluído o seu doutorado na Universidade de Kent, na Inglaterra, em 1983.

De volta ao Brasil, contando com a colaboração de alguns pesquisadores, dentre eles o saudoso professor Júlio Goldfarb, o Dr. Kepler fundou o LABDES e o LABCEM, onde até os dias atuais são desenvolvidas membranas cerâmicas e pesquisas na linha de processos relacionados com os problemas sobre águas e seus tratamentos.

Ao longo de mais de duas décadas, o Prof. Kepler realizou, coordenou e continua desenvolvendo projetos e pesquisas com membranas de microfiltração, ultrafiltração, nanofiltração e osmose inversa para fins de purificação e dessalinização de águas.

Os exemplos são muitos, abrangendo várias regiões do país, como por exemplo: o sistema de dessalinização de água do mar instalado em Fernando de Noronha, em 1999, e o projeto de dessalinização implantado na região Norte, na Vila de Sucuriju (AM), onde o mar entra no rio, tornando a água salgada, portanto imprópria para o consumo humano.

Na realidade, ao visitar as instalações inauguradas do CTTD pude constatar, in loco, que ele está pronto para testar máquinas e equipamentos de dessalinização, reuso de água e uma série de possibilidades relativas ao emprego de tecnologias que poderão mudar positivamente o cenário atual do Semiárido, envolvendo, de forma multidisciplinar, aspectos sociais, econômicos e ambientais de extrema relevância para o Brasil.

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Benedito Antonio Luciano
Benedito Antonio Luciano

Professor doutor, titular do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube