Fechar

logo

Fechar

Sumé: Sempre Sumé…

Evaldo Gonçalves. Publicado em 7 de abril de 2019 às 13:33

O antigo São Thomé, povoado e distrito de Monteiro, nos seus primeiros movimentos em busca do desenvolvimento, nunca aceitou ser pequeno. Desejou sempre sua independência, advinda naturalmente com sua emancipação política. É natural que tenha esperado um pouco.

Hoje, já se vão 68 anos de sua emancipação e consequente condição à Cidade, tempo suficiente para se impor com sua economia própria e sólida administração municipal, que têm feito a sua parte nesse processo do seu desenvolvimento material e político.

Natural que surgindo entre duas Cidades do Cariri, Monteiro e São João, mais antigas e capitaneando, anteriormente, as ações dos seus respectivos desenvolvimentos, São Thomé teve que esperar um pouco. Seu dia chegaria. O Padre Sílvio Celso de Melo, Witon Raphael, josé Farias, o farmacêutico, e o Governador José Américo de Almeida, dentre outros, se uniram, e São Thomé se transformou em Município. Há 68 anos é Cidade. Natural que muitos foram os obreiros dessa grande conquista, através de todo esse tempo: seus Prefeitos e Vereadores; seus professores, dentre eles, Professor José Gonçalves de Queiroz; seus líderes espirituais, comerciantes e industriais; seu Poder Judiciário; enfim, seu povo honrado, que mantem a chama do Progresso sempre acesa. Espaço especial para todos quantos fazem o Ensino Universitário, em Sumé.

De minha parte, sinto-me feliz por ter sido escolhido um de seus Homens Públicos, votado três vezes para a Assembleia e duas para o Congresso Nacional, onde pude carrear recursos e obras para o seu Desenvolvimento. Participo assim, com justificado orgulho da Festa dos 58 anos da Emancipação Política de Sumé.

Aquele adolescente que ajudou Missa celebrada por Padre Sílvio, e que caiu com o Missal nas mãos, não o deixando se espatifar, sempre defendeu os melhores interesses de Sumé, sendo fiel aos compromissos assumidos com sua boa Gente. Naturalmente, ainda lhe deve muito! Pagarei.

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Evaldo Gonçalves
Evaldo Gonçalves

* Ex-deputado federal e membro da Associação Paraibana de Letras..

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube