Fechar

Fechar

Suassuna: Circo & Teatro

Evaldo Gonçalves. Publicado em 25 de setembro de 2017 às 11:45

Por Evaldo Gonçalves (*)

Não há como não festejar a genialidade do paraibano Ariano Suassuna, exaltando, por diversos meios, as virtualidades do Circo e do Teatro com seus Autos, Romances e Aulas-Espetáculos.

Longe de mim, neste espaço, esgotar todo o engenho e arte de Ariano Suassuna nessas manifestações culturais em que se houve magistralmente. Tentarei um registro, apenas.

O Teatro do SESI, em São Paulo, no domingo, 10, iniciou programação pelos 90 anos de Ariano Suassuna, exibindo As Conchambranças do Quaderna, musical inspirado no grande Escritor paraibano, insuperável na arte de vivenciar o universo sertanejo em suas Peças Teatrais, Romances, e Aulas Espetáculos.

Igualmente, a Companhia Barca dos Corações Partidos anuncia, dentro das homenagens a Ariano Suassuna, no Sesc,  em São Paulo, exibições do Alto do Reino do Sol, em que o  escritor paraibano é evocado vestido em linho branco, portando uma  imagem de Santa.

Esse Musical é de autoria do Escritor paraibano, Braulio Tavares, com participação do encenador Luiz Carlos Vasconcelos, que atua com total liberdade de criação, em que as estrelas são os atores, e as canções, criadas por Chico Cesar, Beto Lemos e Alfredo Del Penho, são interpretadas por palhaços em desfiles coreografados.

Para homenagear Ariano Suassuna, pelos seus noventa anos, o Auto do Reino do Sol, lembra o movimento artístico Armorial, incorporando ao seu elenco, como não poderia deixar de ser, uma dupla de Palhaços, indispensáveis nas apresentações dos circos populares do País.

Diante dessas iniciativas, exibidas com sucesso de bilheteria em São Paulo, com a Peça Conchambranças do Quaderna e o Auto do Reino do Sol, nada mais natural do que os órgãos Culturais, Artísticos e Entidades representativas de Associações Literárias e Científicas, promoverem, na Paraíba, a apresentação das duas Peças com que a cidade de São Paulo está lembrando os 90 anos do gênio paraibano, Ariano Suassuna.

(*) Membro da APL e do IHGP

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Evaldo Gonçalves

* Ex-deputado federal e membro da Associação Paraibana de Letras..

[email protected]

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube