Fechar

logo

Fechar

Sistemas de energia elétrica e de abastecimento de água

Benedito Antonio Luciano. Publicado em 16 de julho de 2019 às 12:38

Entre os sistemas de energia elétrica e os sistemas de abastecimento de água há grandes semelhanças. Em ambos, desde o ponto onde a água é represada para fins de conversão em energia elétrica ou de abastecimento há perdas que devem ser reduzidas e desperdícios que devem ser eliminados.

Em termos estruturais, os sistemas de abastecimento de água são compostos pelos subsistemas de captação, estação de tratamento, estações elevatórias, reservatórios e rede de distribuição destinada aos usos finais, urbanos e rurais.

Por sua vez, os sistemas hidrelétricos são constituídos pelos seguintes subsistemas: usina hidrelétrica, subestação elevadora de tensão, linhas de transmissão, subestações abaixadoras e redes de distribuição de energia elétrica, urbanas e rurais.

No tocante às perdas nos sistemas de abastecimento de água, elas podem ser classificadas como perdas físicas e não físicas. Nos sistemas de energia elétrica as perdas são divididas em duas categorias: técnicas e não técnicas.

As principais causas das perdas nos sistemas de abastecimento de água são, dentre outras: evaporação, erros na macromedição, erros na micromedição, vazamentos, fraudes, ligações clandestinas, desperdício de água pelos consumidores com ligações sem hidrômetros e falhas no cadastro.

Nos sistemas de energia elétrica, além das perdas técnicas de origem eletromagnética, destacam-se: fraudes, ligações clandestinas, erro na medição, desperdícios, queimadas debaixo das linhas de transmissão e falhas de cadastro.

As perdas físicas podem ser minimizadas mediante o emprego de novas tecnologias e a adoção de um rigoroso sistema de gerenciamento que deve ser utilizado como ferramenta estratégica para tomada de decisão. Por outro lado, as perdas não físicas e não técnicas devem ser identificas, eliminadas e combatidas.

Nos sistemas de abastecimento de água, a energia elétrica utilizada no acionamento do conjunto moto-bomba usado na etapa de captação é a causa do maior impacto no consumo total do sistema, pois para captar grandes volumes de água é necessário o emprego de máquinas elétricas de potência elevada.

Também, há de se levar em conta o papel importante da reservação de água no processo de eficiência energética, pois a água acumulada nos reservatórios, em alguns casos, pode ser distribuída aos consumidores por gravidade, sem a necessidade de bombeamento.

Outro aspecto relevante a ser considerado é o gerenciamento adequado dos níveis de pressão disponíveis nas redes de distribuição de água, por estar intimamente ligado à economia de água e, consequentemente, à economia de energia elétrica.

Neste contexto, o gerenciamento adequado dos recursos hídricos e energéticos em sistemas de abastecimento de água depende fundamentalmente da confiabilidade das informações obtidas a partir dos hidrômetros, instrumentos de medição que registram o volume de água, desde o ponto de captação (macromedição), até os pontos de distribuição junto aos consumidores finais (micromedição).

Assim, em face da atual crise hídrica por que passam algumas regiões do Brasil e diversos países, as empresas que desejam investir em eficiência energética nos sistemas elétricos e em sistemas de abastecimento de água devem manter atualizados seus indicadores, pois, segundo Joseph Juran: “Sem indicadores, não há medição. Sem medição não há controle; e sem controle não há gerenciamento”.

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Benedito Antonio Luciano
Benedito Antonio Luciano

Professor doutor, titular do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube