...

Campina Grande - PB

Sinais dos Tempos?

05/08/2016 às 16:22

Fonte: Da Redação

Foto: Paraibaonline

* Evaldo Gonçalves

Com as eleições municipais, disseminam-se fatos inusitados: alianças partidárias são desfeitas, e coligações entram em crise. A próxima campanha eleitoral na Paraíba soa conturbada, ensejando muito trabalho para a Justiça Eleitoral.

Por um lado, tenta-se explicar esse processo de turbulência à distribuição dos recursos do Fundo Partidário, que antes de contribuir para o aperfeiçoamento dos costumes políticos, no país, tem servido para a sua degradação, propiciando acordos espúrios, pagamentos de despesas eleitorais, e maior disponibilidade de tempo nos meios de Comunicação. Por outro, os recentes espetáculos de corrupção que destroem o País, através do sistema de propinas, responsáveis pelo superfaturamento e retardamento das obras púbicas, inibem as verdadeiras lideranças e vocações para o múnus público.

Em termos globais, a Europa e os USA estão cada vez mais preocupados com os imigrantes que já somam 65 milhões, número capaz de abalar as fortes estruturas das Nações Ocidentais.

O Reino Unido, por sua vez, está em crise: o seu povo, através de plebiscito, decidiu sair da União Europeia, pondo em risco o futuro do Continente, divergindo da opinião de mais de 48% de sua população, que desejava a manutenção da aliança.

Enfim, há um processo de conturbação entre os povos, em que nenhum País está tranquilo, em seu bem-estar social, não obstante todos os avanços e conquistas civilizatórios.

O Brasil, diferentemente de outros povos, as questões religiosas não influem na Política, nem na Administração Pública. O poder da corrupção, porém, vêm solapando o espírito público e disseminando uma descrença cada vez maior nos eleitores.

O primeiro mundo, onde não existem Fundo Partidário e os graves sintomas de corrupção endêmica, como no Brasil, Inegavelmente sofre desajustes institucionais, agravados com o terrorismo desumano que tem levado sua população a um inédito clima de insegurança pessoal.  Será    que estamos todos vivendo os temerosos Sinais dos Tempos?

* Evaldo Gonçalves é da APL e HGGP

Veja também

Comentários

Simple Share Buttons