Fechar

Fechar

Semana Acadêmica de Computação 2017

Alexandre Moura. Publicado em 6 de maio de 2017 às 7:35

Por Alexandre J. Beltrão Moura (*)

No período de 31 de maio a dois de junho próximo, vai acontecer a “Semana Acadêmica de Computação”, promovida pela UFCG – Universidade Federal de Campina Grande. O evento terá palestras, debates e apresentações, encerrando no dia 2 de junho, com uma “Mesa Redonda” que vai discutir os impactos do departamento e do curso de Computação, na sociedade local e na própria cidade de Campina Grande. O debate contará com representantes dos empresários, da Prefeitura Municipal de Campina Grande e do SEBRAE. Parabéns a UFCG pela iniciativa.

Satélite

Segundo a FAB – Força Aérea Brasileira, “o primeiro Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) brasileiro foi lançado ao espaço, com sucesso, na noite do último dia 4 de maio”. O equipamento, com quase 6 toneladas de peso, foi colocado em orbita, por um foguete “Ariane 5” de fabricação europeia, a partir da Base Espacial de “Kourou”, na Guiana Francesa. O SGDC vai disponibilizar acesso a Internet banda larga para todo o território brasileiro e expandir, significativamente, a capacidade operacional de comunicação das Forças Armadas Brasileiras, com uso de transmissão de voz e dados, em alta velocidade, com segurança e de forma sigilosa, 24 horas por dia. Os investimentos do governo federal (através da Telebrás, Ministério da Defesa, Agência Espacial Brasileira e INPE) foram da ordem de R$ 2,7 bilhões. Além da função militar, o novo satélite terá também, aplicação civil, “levando” a Internet a áreas, principalmente da região amazônica, sem atendimento adequado.

Satélite (II)

O rastreamento (acompanhamento) do lançamento do SGDC foi realizado, no Brasil, através do CLBI – Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, localizado na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, por meio da “Estação Natal”. O rastreamento é feito por intermédio de um computador, colocado dentro do foguete, que enviou os dados para o CLBI. “A Estação Natal, operacionalmente, é a única responsável pela coleta das informações transmitidas pelo veículo lançador do satélite e também, a única estação da cadeia (composta por várias outras localizadas em outros pontos do planeta) que opera com profissionais que não compõem a Agência Espacial Europeia”.

Mais um

Um novo aplicativo semelhante ao Uber, denominado de “CGDrive”, já está disponível na cidade de Campina Grande. A principal diferença é que o CGDrive foi desenvolvido localmente. O App aparece no momento que o Uber começa a funcionar na cidade aumentando assim, ainda mais, a “pressão” sobre o serviço de táxi local, que há anos, sofre a concorrência desleal do transporte clandestino de passageiros (que também prejudica e muito, o serviço de ônibus da cidade). Por outro lado, o serviço de táxi vai ter que melhorar o atendimento e buscar inovações para enfrentar a concorrência. Vale salientar que este é um problema em nível mundial e em Campina Grande não seria diferente. É a tecnologia mudando, radicalmente, a forma de prestar serviços, fazer negócios, marketing e divulgação (redes sociais). É acompanhar e se adaptar as mudanças ou desaparecer do mercado.

____________________________________________________________________________

*Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Chairman da Light Infocon Tecnologia S/A e VP da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba.

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba.

falecom@fhc.com.br

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube