Fechar

Fechar

Satélite

Alexandre Moura. Publicado em 12 de outubro de 2018 às 11:18

A “Visiona”, empresa brasileira que é uma joint-venture entre a “EDS – Embraer Defesa & Segurança” e a “Telebrás” voltada para a integração de sistemas espaciais, acaba de apresentar o “primeiro Sistema de Controle de Órbita e Atitude de Satélite desenvolvido no Brasil”. Esse tipo de sistema é “responsável pelas funções de navegação, apontamento (que permite, por exemplo, direcionar uma câmera instalada no satélite para o local que se deseja coletar imagens) e controle do veiculo espacial”. Para os técnicos das duas empresas, este é um “avanço significativo para a autonomia da indústria aeroespacial brasileira”. O sistema será validado no inicio de 2020, com o lançamento do “VCUB 1”, que é o primeiro satélite projetado integralmente pela indústria nacional, em uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina (SENAI-SC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).

Mobile World Congress 2019”

No ano que vem no período de 25 a 28 de fevereiro, vai acontecer na cidade de Barcelona, Espanha, o “Mobile World Congress 2019”. O evento reúne a comunidade global de líderes do setor de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) de 208 países, incluindo o Brasil. Em 2018, a participação brasileira contou com a presença de representantes de 17 empresas e de cerca de 50 executivos e especialistas do setor, que conseguiram gerar negócios da ordem de US$ 15 milhões. O objetivo para 2019 é dobrar este número.

Passou de 74%

Mesmo com Brasil atravessando uma crise econômica relevante nos últimos anos, a “cobertura 4G” de telefonia celular já faz parte da realidade de mais de 74% das cidades brasileiras. O levantamento foi feito pela Telebrasil – Associação Brasileira de Telecomunicações. O documento da Telebrasil mostra um crescimento da área coberta com 4G de 34% nos últimos 12 meses. São agora 4.164 municípios brasileiros com disponibilidade de 4G o que representa 74,4% das 5.570 cidades do país, atendendo assim 94,6% da população brasileira. Uma boa noticia, pois “conectividade e comunicação de boa qualidade” são fatores importantes para o desenvolvimento econômico e geração de novos negócios.

Também Cresceu!

Outra pesquisa interessante foi publicada pelo CGI – Comitê Gestor da Internet que mostra o “nível de digitalização dos hospitais e serviços de saúde no Brasil”. Pelo levantamento do CGI, “mais de 81% dos hospitais e clínicas brasileiras já foram digitalizadas”. Estes dados têm como base o ano de 2017 e mostra um crescimento de 15 pontos percentuais comparando com os dados de 2014 (passou de 66% para 81%). Esta informação faz parte da “quinta edição da Pesquisa TIC Saúde”, produzida pelo CGI. Outro dado interessante é que “nos estabelecimentos públicos que utilizam Internet, a evolução da presença de sistemas eletrônicos para registro das informações dos pacientes, houve crescimento, passando de 55%, em 2014, para 68%, em 2017”. Nesta quinta edição da “Pesquisa TIC Saúde” foram entrevistados 2.336 gestores de estabelecimentos de saúde localizados em todo o país. Também foram ouvidos 1.629 médicos e 2.652 enfermeiros vinculados aos mesmos estabelecimentos.

*Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Chairman da Light Infocon Tecnologia S/A, VP da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP.

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba.

[email protected]

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube