Fechar

Fechar

São Paulo estende a mão…

Evaldo Gonçalves. Publicado em 27 de dezembro de 2016 às 21:20

Mais uma vez São Paulo, com sua grandeza econômica e política, vem ao encontro das necessidades do Nordeste. Antes, importou nossa mão de obra para o seu crescimento urbano, bem como sempre nos disponibilizou sua Rede Hospitalar. São Paulo nunca alimentou preconceitos contra os nordestinos.

Agora, quando estávamos quase a morrer de sede, sobretudo, Pernambuco e Paraíba, pelo atraso da transposição do Rio São Francisco, São Paulo dá o maior exemplo de solidariedade fraterna, transferindo para nós os melhores equipamentos da Sabesp, através de um Termo de Cessão de Uso, capazes de apressar, em muito, a chegada daquelas abençoadas águas aos dois Estados.

Significa dizer: em fevereiro do Ano Novo, Pernambuco e Paraíba estarão com seus serviços de saneamentos de água restaurados, e o precioso líquido não mais faltará nas nossas residências, enquanto as obras da transposição sejam concluídas.

Tais equipamentos cedidos pelo Estado de São Paulo serão instalados em Floresta, em Pernambuco, mediante acordo entre o Ministério da Integração Nacional e a SABESP, e seu desempenho fará com que as águas do São Francisco chequem a Monteiro com a antecedência de trinta dias, o que significa água abundante em Campina Grande e demais cidades servidas pelo Açude de Boqueirão.

Numa palavra: o sofrimento da nossa gente nordestina experimentará um forte alívio, enquanto o inverno não chega e a Transposição das Águas do Rio São Francisco não tenham suas obras terminadas. Enquanto isso não aconteça, nos cumpre agradecer ao Governo de São Paulo por esse gesto de solidariedade humana.

Pelo elevado sentido dessa ação de São Paulo, nos acudindo quando já estamos quase agonizantes, até nos faz esquecer os que deliberadamente desviaram os recursos das obras do São Francisco para outros fins, pouco éticos, postura essa que não implicará nunca em perdão dos crimes cometidos contra a nossa Cidadania..

Evaldo Gonçalves é da APL e IHGP 

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Evaldo Gonçalves

* Ex-deputado federal e membro da Associação Paraibana de Letras..

falecom@fhc.com.br

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube