Fechar

Fechar

Rio Info 2018      

Alexandre Moura. Publicado em 6 de julho de 2018 às 9:55

Nos dias 24 e 25 de setembro deste ano acontecerá a “décima sexta edição do Rio Info”.

O evento é um dos principais encontros nacionais dedicados a TI (Tecnologia da Informação) sendo realizado anualmente, na cidade do Rio de Janeiro, reunindo empresários, acadêmicos e profissionais da área, que buscam novas oportunidades de negócios.

É um ótimo espaço para apresentação de novas ideias e troca de experiências.

Pela “qualidade da programação e dos participantes”, o Rio Info tornou-se referência no contexto da TI no Brasil, onde especialistas e empresários, nacionais e internacionais, apresentam em seminários e palestras, o estado da arte da tecnologia.

Em paralelo, acontece também, o “Salão Nacional da Inovação”, em sua 10ª edição, o Salão promove a troca de experiências entre empreendedores ao mesmo tempo em que estimula a participação em uma competição empresarial sobre o tema inovação.

Vale a pena participar! Mais informações no site www.rioinfo.com.br

Vinho e Cientistas

Faz tempo que pesquisadores de Universidades de renome mundial, dizem que o vinho, bebido evidentemente com moderação, é bom para a saúde humana.

Agora, os cientistas estão utilizando os resíduos da indústria de vinho para “desenvolver produtos de alto valor agregado para os ramos alimentício, farmacêutico e de cosméticos”, utilizando para isso equipamentos simples e de baixo custo.

Um dos exemplos é a pesquisa sendo realizada na “EMBRAPA, Unidade de Agroindústria de Alimentos”, localizada no Rio de Janeiro, em parceria com duas outras Unidades de Pesquisa da instituição: a de “Uva e Vinho”, do Rio Grande do Sul e a do “Semiárido”, localizada em Pernambuco.

Elas estão pesquisando a utilização industrial do “bagaço da uva” (fonte de fibras antioxidantes), que representa de 20% e 30% do peso de toda uva processada e praticamente, todo desperdiçado, utilizado às vezes apenas como adubo ou ração animal.

Outra pesquisa em desenvolvimento é na direção de utilizar o óleo extraído da semente da uva, na produção de cosméticos.

Recorde

No mês de abril passado, foram criadas no Brasil 222.392 empresas, segundo dados levantados pela “Serasa Experian”, entidade especializada em reunir informações, fazer análises e pesquisas financeiras sobre as pessoas físicas e jurídicas.

Segundo o estudo da Serasa Experian, “abril foi o mês com a criação do maior número de empresas desde 2010” e os motivos estão ligados ao atual nível de desemprego e o ritmo lento da retomada da economia e, por conseguinte, de criação de novos empregos e isso tem levado os trabalhadores a abrir suas próprias empresas.

Do total de novas empresas, 79,8% são de MEIs (Microempreendedores Individuais) e estão concentradas nos setores de “Serviços”, com 146.824 novas empresas (66% do total gerado) e no de ”Comércio” com 57.466 novas empresas (25,8% do total).

A Força dos Pequenos

Ainda sobre o assunto “geração de empregos”, um levantamento realizado pelo SEBRAE Nacional com base no CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), mostra que as MPEs (Micro e Pequenas Empresas) “mantiveram a expansão dos postos de trabalho no mês de maio passado”.

Com um saldo de 24.383 empregos criados, este foi o quinto resultado positivo consecutivo neste ano. Pelo levantamento do SEBRAE, “a geração de vagas correspondeu a 72,4% do total de empregos gerados no país, no mês de maio”.

No mesmo mês, as médias e grandes empresas responderam pela criação de nove mil empregos (27% do total).

É uma clara demonstração da “força dos pequenos negócios” na economia brasileira.

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba.

falecom@fhc.com.br

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube