Fechar

Fechar

Rio da Unidade Nacional?

Evaldo Gonçalves. Publicado em 6 de dezembro de 2016 às 12:47

evaldo-goncalves

Por Evaldo Gonçalves (*)

O Rio São Francisco, é um dos maiores do Mundo, em extensão, e só perde o primeiro lugar, no Brasil, para o Amazonas. Em face de suas águas  beneficiarem os Estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas é considerado o Rio da Unidade Nacional.

Sua descoberta foi feita por Américo Vespúcio, em 04 de outubro, em 1501, data do nascimento de São Francisco, daí originando-se seu nome. Essa conquista foi atribuída, também, ao navegador André Gonçalves.  O nome dado pelos Índios Caetés e Potiguaras, em Tupi, foi Operá, ou seja, Rio-Mar.

Que ironia do destino: nem o São Francisco é Rio-Mar, nem tampouco, Rio da Unidade Nacional, embora se complementado pela ação do homem, poderá ser o Rio da Unidade Nordestina. Agora, suas águas têm servido somente para atender às demandas da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco. Tal expectativa vem do Império, ao tempo de Dom Pedro II. A Paraíba, Rio Grande do Norte e o Ceará sofrem, deste então, sem as águas do Velho Chico.

Viana Moog, em seu livro, Pioneiros e Bandeirantes, atribui o desenvolvimento dos EUA à presença, ali, de dois Rios, o Mississipi e o Missuri, ambos se encarregando, através de suas águas, de construírem a Unidade Nacional, naquele País.

Se, por um lado, a natureza não nos protegeu, e o Poder Público não nos redimiu, falharam eles, e nós, ao nos omitirmos em não  cobrar o direito que nos assiste, no sentido de não morrermos de sede na Terra de Canaã.

E agora? São Francisco haverá de inspirar nossos homens públicos a honrar os imperativos da Cidadania, a quem cabe, por destinação superior, complementar a obra da Criação, dando condições a que possamos usufruir das bênçãos das águas do Rio São Francisco, quando se tornará, efetivamente, no Rio da Unidade Nordestina. Tenhamos Fé!

(*) Membro da APL e IHGP

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Evaldo Gonçalves

* Ex-deputado federal e membro da Associação Paraibana de Letras..

falecom@fhc.com.br

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube