Fechar

Fechar

Revista Eletrônica “Lynaldo”

Alexandre Moura. Publicado em 9 de setembro de 2016 às 20:57

Por Alexandre J. Beltrão Moura

A excelente “Revista Eletrônica de Pesquisa e Inovação Lynaldo”, já em sua segunda edição, apresenta aos leitores – em um artigo especial escrito por Maria Elisabete Ferreira – “a vida e a trajetória daquele que inspira e nomeia, a publicação, o Professor Dr. Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque”. Além desta, outras interessantes matérias fazem parte da 2ª edição: Uma sobre o LIEC – Laboratório de Instrumentação Eletrônica e Controle; outra sobre o progresso do Design – através de um case do curso de Design da UFCG – Universidade Federal de Campina Grande e ainda, um artigo apresentando o LEB – Laboratório de Engenharia Bioquímica, também da UFCG, onde estão sendo pesquisados e desenvolvidos, “biocombustíveis a partir de plantas do semiárido nordestino”. A revista pode ser acessada no endereço: revistalynaldo.org.br. Vale a pena conferir!

“Samsung Reciclado”

Matéria publicada pela agencia de noticiais internacionais “Reuters”, informa que a empresa multinacional, com sede na Coreia do Sul, “Samsung”, tradicional fabricante de equipamentos eletrônicos e de smartphones, está com um novo projeto visando reciclar e assim, diminuir custos e danos ambientais, para os clientes de sua linha de telefones celulares. A ideia é que o cliente da marca venda seu celular usado e compre um “novo e mais sofisticado que foi recondicionado” com as mesmas características do último modelo da empresa, mas por uma fração do custo de um novo. Um modelo de negócio semelhante a este já é praticado pela empresa americana “Apple” fabricante do “Iphone”. É a concorrência cada vez mais acirrada no mercado mundial de smartphones. Por enquanto, esta operação comercial só está disponível na Coreia do Sul e nos Estados Unidos, mas não deve demorar a chegar ao Brasil.

Caixa Eletrônico “Diferente”

A empresa “BitcoinToYou” (www.bitcointoyou.com), primeira corretora de “Bitcoins” (moeda “virtual” criada em 2009 como alternativa ao dinheiro tradicional) lançou “o primeiro caixa eletrônico brasileiro a operar com a moeda virtual”. A primeira máquina foi instalada na sede da empresa, na cidade de Betim, Minas Gerais. Segundo diretores da empresa, o novo caixa eletrônico “é semelhante aos tradicionais que vemos nos bancos, a diferença é que o da BitcoinToYou permite apenas depósitos em real para as carteiras virtuais dos clientes (onde são convertidos em Bitcoins). Este é mais um passo para que as moedas virtuais deixem de ser “coisa” de entendidos de TI (tecnologia da informação). Também já está disponível o “Bitcoin PDV”, um aplicativo para que o comércio em geral, possa aceitar “Bitcoins”, de forma mais fácil e sem taxas. Por enquanto a novidade está disponível somente em Minas Gerais.

Proibir o “Waze”?

Tudo indica que o próximo alvo de bloqueio, depois do “WhatsApp”, será o aplicativo “Waze”. O motivo é “o compartilhamento de informações sobre ocorrência e localização de blitz de trânsito pelos usuários do popular App”. Esta foi a principal justificativa para que a CCTC – Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, da Câmara dos Deputados, aprovar um projeto de lei que proíbe o uso desse tipo de aplicativo. Foi o primeiro passo, do tramite para que a proposta possa ser levada ao plenário da Câmara, para votação final e depois, caso aprovada, seja encaminhada ao Senado. O projeto de lei tem a autoria do Deputado Major Fábio, do PROS-PB.

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba.

[email protected]com.br

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube