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Redes Sociais e Robôs

Alexandre Moura. Publicado em 26 de agosto de 2016 às 9:55

alexandre_moura1Por Alexandre J. Beltrão Moura*

A DW (Deutsche Welle), Agência de Noticias da Alemanha, divulgou uma interessante matéria sobre o uso de “Robôs” nas redes sociais. Segundo a matéria, o uso de robôs no “Twitter” (denominados de bots ou Web Robots), por exemplo, para “gerar contas falsas e espalhar conteúdo em escala exponencial” (um novo “seguidor” sem foto e que “compartilha” uma mensagem aleatória, provavelmente é um bot) pode “influenciar e inflar, discussões sobre um determinado tema”. Segundo especialistas ouvidos pela DW, o uso desta ferramenta pode sim, influenciar muito a comunicação com fins politico-eleitorais. Por exemplo, os bots podem criar contas falsas para “amplificar a rede de seguidores de um determinado político”, podem também, desqualificar discursos e ideias, influenciando na decisão de voto da população. Como estamos vivendo no Brasil, o período de campanha eleitoral, é bom ficar atento a essa tecnologia, que pode distorcer a nossa democracia.

O cliente e as “Mídias Sociais”

Em tempos de crise econômica, aumenta a importância de manter e conquistar, clientes. Um aliado dos empresários nesta luta é a correta compreensão e agilidade, no uso dos canais de atendimento ao cliente, principalmente os “via Internet”. As mídias sociais (hoje em dia, principal instrumento para comunicação com o cliente e atendimento de suas necessidades) e o uso cada vez maior de smartphones e seus aplicativos, tornou o cliente muito mais ativo e exigente, do que em um passado não tão distante. O negócio (principalmente o varejo) que não estiver “antenado” com essa realidade estará em serias dificuldades. Vale lembrar ainda, que os PROCONs estão começando a utilizar também, este tipo de tecnologia na “interface” com os consumidores e assim, cabe às empresas usarem o mesmo tipo de ferramenta para aprimorar o relacionamento com os Órgãos de Defesa ao Consumidor.

WhatsApp

Por falar em comunicação, a “Proteste Associação de Consumidores”, preocupada com a possibilidade de novos bloqueios do WhatsApp no Brasil, entrou com um pedido de liminar no STF – Supremo Tribunal Federal, com base no Código de Defesa do Consumidor, na Constituição Federal e no Marco Civil da Internet (MCI). O objetivo é “que qualquer decisão futura de bloquear o aplicativo, seja imediatamente suspensa”. No pedido também, são destacadas duas garantias fundamentais constantes do MCI: a neutralidade da rede e a inimputabilidade (os provedores de conexão a Internet, não respondem pelos ilícitos praticados por terceiros que usam seus serviços), estabelecidos pelo Marco Civil da Internet. Vamos ver a  posição do STF sobre o tema.

Biometria

Visando uma melhor gestão e fiscalização, dos programas sociais, o Governo Federal vai implantar um “sistema biométrico” de identificação, semelhante ao utilizado pela Justiça Eleitoral. O primeiro ministério a usar o novo sistema será o da Saúde. Assim, os usuários do SUS – Sistema Único de Saúde passaram a ser identificados pela digital. Segundo técnicos do Ministério da Saúde, “um projeto piloto para o novo modelo de identificação deve começar em serviços ofertados pela atenção básica já a partir do próximo ano”. Este projeto vai contemplar também, “a disponibilização segura do prontuário eletrônico do paciente, já iniciado a partir do Cartão SUS – identidade do cidadão”. Vamos ver se o projeto vai ser realmente implantado e de que forma isso será feito. É aguardar.

(*) Engenheiro Eletrônico, Presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba.

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba.

falecom@fhc.com.br

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