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Real Madrid e Jogadores “Virtuais”

Alexandre Moura. Publicado em 24 de agosto de 2018 às 9:33

O “Real Madrid” (RM), time de futebol da Espanha e um dos principais times do mundo, também tem feito suas “jogadas no mundo virtual” e no comércio eletrônico (e-commerce). Com relação ao e-commerce, já faz tempo que o clube espanhol atua vendendo seus produtos para milhões de fãs espalhados pelo mundo.

Na “arena virtual” o Real Madrid acaba de realizar uma jogada magistral, do tipo que só Pelé faria! Eles contrataram um jogador, mas não foi qualquer jogador, foi um “jogador virtual” (que não existe realmente) do mundo do “eSports” (ou esporte eletrônico, modalidade de competição profissional de videogames), e investiram muito dinheiro nele!

A “nova contratação” do time de Madri é “uma das estrelas do game FIFA 19”, que chega às lojas no final do mês que vem. O jogador “Hunter” jogou anteriormente e se “destacou”, pelo time americano “Los Angeles Galaxy” e agora chega ao RM como sua nova estrela no FIFA 19!

O marketing está sendo perfeito, com direito a vídeo de apresentação e até depoimentos de jogadores do time “verdadeiro” do RM e venda de camisas de Hunter no site do clube. Tudo isso ligando a magia do futebol com o mundo virtual dos videogames.

Aliás, os videogames de esportes coletivos (futebol, basquete, etc) é uma indústria que cresce exponencialmente em todo mundo.

Cinema e “Amazon”

A gigante americana do comercio eletrônico “Amazon” vem procurando diversificar seus negócios e investimentos, nos últimos meses. A última “jogada” é a negociação (ainda não concluída) para a compra da rede de cinemas “Landmark”.

A Landmark é dona de 250 salas de exibição e 50 teatros, nos Estados Unidos, espalhadas por 27 estados daquele país. Anteriormente, a Amazon investiu em um estúdio de cinema e TV e um serviço de música.

Tudo leva a crer que o “capital acumulado” pelas grandes empresas de e-commerce passa a ser investido em outros negócios digamos, “mais tradicionais” e de outros segmentos. Prova disso é que a empresa chinesa de comercio eletrônico “Alibaba”, também vem diversificando seus investimentos.

R$ 645 Bilhões

Este é o tamanho do mercado atual, em nível mundial, de “autenticação de identidade”, de acordo com o estudo denominado “Assessing Global Authentication Opportunities”, realizado pela empresa de cartão de credito “VISA”.

Pelo documento da VISA, “em um levantamento realizado, como amostragem, em quatro países (Brasil, Cingapura, Estados Unidos e Inglaterra) cada adulto autentica sua identidade de 30 a 40 vezes por dia”, nas mais diversas situações (por exemplo, utilizando o cartão de credito, acessando o home banking, usando a Internet para ver seus e-mails ou mensagens do WhatsApp, desbloqueando o smartphone, etc).

Para se ter uma ideia do volume de uso da “autenticação de identidade” pelas pessoas, “ foram identificados 175 momentos diferentes de autenticação de segurança” em nosso dia a dia. Com essa necessidade, as empresas que produzem produtos (programas de computador, dispositivos de segurança, etc) movimentam anualmente, o impressionante montante (R$ 645 Bilhões) da chamada deste tópico!

China

No período de 19 a 21 de setembro próximo, acontecerá em São Paulo, à feira “China Machinex Brazil”. Segundo os organizadores, “o evento é uma oportunidade única de contato com mais de 800 fornecedores chineses de maquinas e equipamentos industriais, líderes em seus segmentos”.

Os expositores são selecionados “para garantir que apenas fabricantes experientes ​​estejam presentes na feira”. Este ano, cinco segmentos de produtos estarão em destaque: Automóveis e Motos, Eletricidade, Hardware e Ferramentas, Máquinas e Novas Energias. Sendo esperados cerca de 80.000 visitantes do Brasil e de vários países da América Latina.

Eventos em formato semelhante ao brasileiro acontecem também, em 12 outros países: Turquia, Polônia, México, Egito, Nigéria, Jordânia, África do Sul, Cazaquistão, Quênia, Dubai, Índia e Irã.

Mais informações no site www.chinamachinex.com.br

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Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP - Associação Brasileira de Fomento à Inovação em Plataformas Tecnológicas.

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