Fechar

Fechar

Projeto Geoparque Cariri

Evaldo Gonçalves. Publicado em 13 de maio de 2018 às 11:58

Estão devidamente catalogados por essa importante Instituição 16 sítios com formações rochosas na Paraíba, sendo 6 dessas somente em Cabaceiras, enquanto as demais estão espalhadas por Boa Vista, Boqueirão, e São João do Cariri.

Tão expressiva incidência rupestre no Cariri da Paraíba   de expressão histórica, faz a Região detentora de um potencial econômico invejável, pois não só está sendo explorada para a atividade turística como detém ampla infraestrutura de hotéis e pousadas para apoio seguro aos estudiosos da área, ou seja, alunos e estudiosos da História, da Sociologia e das Ciências afins.

 Tão importante potencial deu lugar a Cabaceiras ensejar ambiente tranquilo para a produção de filmes, o que fez o confrade Willis Leal, da APL denominá-la de Holiude do Nordeste, por ter sido cenário para a produção de de Filmes.

Agora mesmo está sendo rodada, em Cabaceiras e São João do Cariri, uma série cinematográfica pelo Globo com o nome Onde Nascem os Fortes, numa valorização dos desempenhos do Homem do Cariri, que, segundo o Historiador, Pe. Jorge Vasconcelos, autor do Livro, Antigo Termo de Cabaceiras, fora ali onde nasceram os primeiros filhos do Cariri paraibano.

Em homenagem aos relevantes serviços prestado à Paraíba pelo Projeto GeoParque Cariri, devo citar os nomes dos 16 Sítios, considerados por aquela Instituição como importantes. São eles: em Cabaceirs: Lajedo da Pata; Lajedo Pedra da Pata; Manoel de Souza; Lajedo Salambai; Lajedo do Pai Mateus; Lagoa da Cunhã;e Brecha Magmática; em Boa Vista: Lajedo do Bravo; Bacia de Boa Vista; Zona de Cisalhamento; Boqueirão: Lajedo do Marinho: Pedra do Sangradouro.

 Na realidade são as formações rochosas existentes no Cariri paraibano, presentes em apenas três municípios da Paraíba, ressalvando-se, logicamente, que o Projeto Geoparque Cariri da Paraíba se limitou somente àquela Região, naturalmente existindo muitos outras, noutras Regiões do Estado.  Cabe aos interessados no assunto realizarem Pesquisas e Estudos mais detalhados para enriquecer tal Cenário.

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Evaldo Gonçalves

* Ex-deputado federal e membro da Associação Paraibana de Letras..

[email protected]

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube