...

Campina Grande - PB

Premiados

28/10/2016 às 22:03

Fonte: Da Redação

Por Alexandre J. Beltrão Moura

No ultimo concurso nacional de queijos artesanais, recentemente realizado em São Paulo, os queijos paraibanos “Dom Ariano” e “Dom Manelito” (nomeados em homenagem com muita propriedade, a Ariano Suassuna e Manelito Dantas), ambos produzidos na Fazenda Carnaúba, localizada no Município de Taperoá, conquistaram duas medalhas de ouro! Os “paraibanos” concorreram com nada menos que 244 queijos provenientes de todo o país. É uma prova cabal que com muito esforço, trabalho, tecnologia e dedicação é possível se produzir laticínios de excelente qualidade no semiárido nordestino. Parabéns aos que fazem a Fazenda Carnaúba e que venham outras premiações no futuro!

Matemática como Divertimento

Um Professor do Estado do Amazonas desenvolveu um aplicativo para smartphones em formato de jogo, que “brinca com conceitos de matemática” transformando o estudo em uma divertida atividade. Denominado com o sugestivo nome de “Matemagos”, o “jogo mistura magia à disciplina considerada difícil e chata, pela maioria dos estudantes”, facilitando através da diversão, o aprendizado. Utilizando temas amazônicos, o Professor Sylker Teles, ligado a FUCAPI – Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica, desenvolveu o aplicativo durante seu doutorado realizado no Japão, na Universidade de Kyushu. O jogo se passa no fictício “Reino da Tabu’Ada”, onde um “bruxo” permite a entrada de criaturas malignas, que precisam ser combatidas pelos “magos”, que são os “mocinhos” que ajudam ao jogador eliminar as criaturas malignas e assim, salvar o reino. Para isso, os usuários (estudantes) precisam aplicar conhecimentos de matemática do ensino fundamental. O aplicativo está disponível para as plataformas Android e iOS e é gratuito. Excelente ideia!

Primeira “Cyber Olimpíada Militar das Américas”

Foi realizada recentemente (dias 12 e 13 de outubro), na cidade de Bogotá, Colômbia, a Primeira “Cyber Olimpíada Militar das Américas”. O evento foi organizado pelo Comando Conjunto de Operações Cibernéticas, das Forças Armadas da Colômbia e contou com equipes de militares da Argentina, do Brasil, da Colômbia, de El Salvador, do Equador, dos Estados Unidos e do Paraguai, que foram selecionadas após uma fase classificatória. O objetivo foi testar as capacidades e conhecimentos dos participantes, nas áreas de atuação voltadas para Criptografia, Exploração de Sistemas, Forense Computacional, Análise de Malware, Engenharia Reversa e Segurança em Aplicações para Internet. A grande campeã foi à equipe de Defesa Cibernética Conjunta do Brasil, formada por militares do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, ficando assim destacada a capacidade do Brasil na área de Defesa Cibernética.

Conectados

O CETIC – Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, “braço” de pesquisas do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), divulgou uma recente pesquisa onde mostra que “80% dos jovens brasileiros da faixa etária dos 9 aos 17 anos, usam a Internet diariamente”. Denominada de “TIC Kids”, o estudo é feito anualmente e tem mostrado um crescimento exponencial. Em “2014, as crianças e adolescentes que acessavam a Internet mais de uma vez por dia, somavam 21% do total, já em 2015, o percentual era de 66% e agora, 80%”. Na edição deste ano, foram ouvidos 6,1 mil crianças e adolescentes e três mil pais ou responsáveis, em 350 municípios brasileiros, entre novembro de 2015 e junho de 2016. A pesquisa mostrou ainda que, cerca de 24 milhões de crianças e adolescentes são usuários de Internet no Brasil, sendo que o smartphone é o meio de acesso à rede, para 83% deles.

Veja também

Comentários

Simple Share Buttons