Fechar

Fechar

Portal da Literatura

Alexandre Moura. Publicado em 2 de março de 2018 às 11:42

Existe um portal na Internet, denominado de “Portal da Literatura” (www.portaldaliteratura.com), que reúne em um único local, informações sobre  literatura portuguesa.

As informações disponíveis tratam de escritores, livros, textos diversos, poesia, pensamentos, editoras, etc.

O portal é uma iniciativa de um grupo de empresários e intelectuais portugueses, e a cada ano vem crescendo o número de usuários e colaboradores.

Vale a pena uma visita!

Caindo no “Ranking”

A empresa americana, GE Reports, responsável pela área de inteligência e estudos de mercado da gigante multinacional GE – General Electric (www.ge.com), divulgou um estudo onde destaca que “países como Estados Unidos e Alemanha, líderes em inovação tecnológica, vêm perdendo espaço, nos últimos anos, para potências asiáticas como Japão e China”.

Segundo o documento da GE Reports, que foi baseado em um levantamento, em nível mundial, feito com dois mil executivos, mostra que os Estados Unidos ainda são os lideres em inovação, entretanto a participação do país (no “bolo” mundial de inovação) caiu de 38% para 28%, no período compreendido entre 2013 e 2017 (inclusive).

E a Alemanha “despencou” para a quarta posição (era a segunda), no mesmo período de tempo. Em contrapartida, a “vice-liderança, agora é do Japão com 21% da preferência e o terceiro lugar a China, com 14%”.

E o Brasil? É melhor nem comentar.

Também Diminuiu

Segundo um levantamento realizado pela empresa americana Gartner, especializada em informações e consultoria no mercado de tecnologia mundial, pela “primeira vez na historia, as vendas de smartphones registraram queda em nível global”.

Pelo documento da Gartner “houve uma queda de quase 6% nas vendas no último trimestre do ano passado, em todo o mundo”. Foram vendidos 408 milhões de aparelhos no período de outubro a dezembro de 2017, “uma redução de 5,6% na comparação com o mesmo período de 2016”.

Para os especialistas no mercado de TI (Tecnologia da Informação), as principais causas para essa queda, que não deve se repetir nos próximos meses, foram: “falta de aparelhos de qualidade na faixa de preço mais baixa” que inibe a compra pelos consumidores de menor renda e a opção, para quem já tem smartphone, de “fazer atualização da versão do software do aparelho e assim, ficar com o equipamento por mais tempo, sem trocar por um novo”.

A queda só não foi maior, devido ao crescimento das vendas dos fabricantes chineses de telefones inteligentes, no mesmo período.

Conexão Brasil – África

A conexão de telefonia e Internet, entre Brasil e a África ganhou um grande reforço. Recentemente, ficou operacional “o primeiro cabo submarino que liga o Brasil a África” que parte da bela praia de Sangano, perto da cidade de Luanda, capital de Angola, e depois de percorrer 6,3 mil quilômetros pelo leito do oceano Atlântico, chega na “Praia do Futuro”, em Fortaleza, Ceará.

Denominado de SACS (South Altantic Cables System) e implantado pela empresa japonesa de telecomunicações NEC, o cabo possui capacidade de comunicação, de voz e dados, de pelo menos 40Tb/s, oferecendo ao mundo uma rota alternativa de acesso (de e para os países africanos) pois a rota hoje utilizada, que é via os Estados Unidos, já está perto de ficar saturada, pois “os americanos são os  maiores produtores e transmissores, de todo o tipo de conteúdo para Internet” em nível global.

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba.

[email protected]

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube