Fechar

Fechar

“Pokémon Go”

Alexandre Moura. Publicado em 12 de agosto de 2016 às 11:20

alexandre_moura_04Por Alexandre J. Beltrão Moura*

O jogo eletrônico “Pokémon Go” o maior fenômeno mundial dos últimos anos, tem levantado várias questões muito publicadas e debatidas, na imprensa mundial.

Uma delas é mais técnica e trata de quanto ele “usa” do pacote de dados da Internet que o usuário tem disponível em seus smartphones.

Segundo matéria publicada no jornal americano, The Wall Street Journal, especializado em assuntos econômicos, “o consumo de dados é baixo”, de acordo com técnicos de diversas empresas de telecomunicações dos Estados Unidos, ouvidas durante a pesquisa para a matéria do jornal.

Segundo os técnicos, o consumo é menor que 1% e os dados da empresa “P3 Communication”, especializada nesta área, confirmam isso.

Segundo a P3 Communication, “seriam gastos entre 5 a 10 MB por hora de uso, o que é considerado baixo”. No Brasil não existe ainda um levantamento, mas deve ser semelhante ao americano.

“Minha Voz”

O grande vencedor do “2º Startup Weekend Health”, evento recentemente realizado em São Paulo  e voltado para incentivar “ideias de startups (empresas emergentes) focadas na área de saúde”, foi o projeto “Minha Voz”, um App (aplicativo) “que permite a reprodução de palavras para pessoas que perderem a voz por conta de cirurgias ou algum tipo de enfermidade”.

O maior diferencial do “Minha Voz” é “reproduzir a voz original da pessoa ao invés de usar um som eletrônico pré-programado, o que ajuda bastante na recuperação da autoestima do paciente”.

O grupo que criou o aplicativo é multidisciplinar, formado por duas fisioterapeutas, uma fonoaudióloga, um médico especializado em medicina da família e um analista de sistemas.

Excelente ideia!

“HelpRemédios”

Outro aplicativo interessante e mais simples, é o “HelpRemédios”. Ele é voltado para facilitar a compra de medicamentos.

Segundo os desenvolvedores, o App “pesquisa o menor preço indicando ao usuário qual a farmácia mais próxima onde o medicamento está disponível e ainda, dar a opção de retirar o produto no balcão da farmácia ou indicar o local onde quer receber”.

O “HelpRemédios” tem versões para as plataformas “iOS e Android “, é gratuito e no momento, está disponível apenas na cidade de Curitiba, Paraná.

O objetivo é disponibilizar em várias cidades até o final deste ano.

30º Seminário Internacional ABDTIC

No período de 31 de agosto a 01 de setembro, no “WTC Events Center”, de São Paulo, capital, acontecerá o 30º Seminário Internacional da ABDTIC – Associação Brasileira de Direito da Tecnologia da Informação e das Comunicações.

Este ano, além dos tradicionais debates jurídicos sobre telecomunicações, comunicações, Internet e TI (Tecnologia da Informação), o evento terá painéis exclusivos sobre temas como: os novos desafios para o direito no mundo digital; privacidade e segurança na Internet; direito autoral e conteúdos digitais; o direito e a “Internet das Coisas”; a tributação em tempos de “nuvem” e “bits”.

Mais informações no endereço www.abdtic.org.br/eventos

(*) Engenheiro Eletrônico, presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba.

falecom@fhc.com.br

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube