...

Campina Grande - PB

Pedrosa: Campina plural

27/05/2017 às 9:53

Fonte: Da Redação

Por Evaldo Gonçalves (*)

Acostumada às alturas desde que se instalou no Planalto da Borborema, Campina tem primado por um desempenho cada vez mais plural e definitivo.

Acolheu, como mãe, desbravadores de todos os quadrantes que nela se instalaram para atender às mais diferentes demandas, transformando-se numa natural capital do nordeste brasileiro. Hoje, acumula sucesso nas iniciativas do Comércio, da Indústria, do Ensino, da Cultura, da Política e da Administração Pública.

A mais recente iniciativa de Campina Grande, homenageando o livreiro José Pedrosa, no gigantesco Auditório da FIEP, foi a exposição mais completa dessa diversidade vitoriosa acumulada pelo povo campinense. Ali, ela estava bem representada pelo melhor que poderia exibir em termos de conquistas e da sua incontestável liderança cultural.

A retrospectiva histórica constante do pronunciamento de Chico Maria; o discurso de José Pedrosa Filho; a presença espontânea de centenas de campinenses de todas as classes sociais; o livro contendo a biografia do homenageado, com depoimentos de inúmeros escritores da Paraíba e do Brasil, disputado por todos; o apoio do Presidente da FIEP e seus servidores, enfim, Campina Grande e José Pedrosa, que tanto a honrou, e a representou dignamente, mereciam esse festival de aplausos.

Então, numa oportunidade maior de exaltação à memória plural de Campina Grande, o painel vitorioso de sua diversidade cultural foi mais uma vez exibido, numa prova de preservação de seus ganhos civilizatórios, imbatíveis e eternos. As sementes plantadas pelos audazes Tropeiros da Borborema, tão exaltados pelo Poeta Raimundo Asfora, continuam a ensejar bons frutos e melhores exemplos.

O que se há de fazer, a exemplo do que fez os familiares do Livreiro Pedrosa, é resgatar a memória dos novos Tropeiros, perpetuando suas ações em Livros, que não somente cumpre o slogan de José Pedrosa, sendo os nossos melhores amigos, como, por outro lado, asseguram a perpetuação das respectivas trajetórias.

(*) Membro da APL e do IHGP    

Veja também

Comentários

Simple Share Buttons