Fechar

Fechar

Para Sempre Amém…

Evaldo Gonçalves. Publicado em 5 de junho de 2017 às 22:49

Dentre todos os folguedos populares nordestinos, as comemorações das festas do São João predominam sobre as demais. Não há outra festividade que suplante a das Fogueiras, do Milho Verde, da Canjica e da Pamonha.

Felizmente, este ano, água não nos faltará graças ao Rio São Francisco, que, pouco e pouco, inunda o nordeste, presente, a esta altura, no Leste da Região, e marchando para o Norte, quando, em breve, ultimará sua caminhada benfazeja. Então, com essa presença, toda a Região estará redimida.

Então, se as festas juninas sempre aconteceram, com seca ou com chuva, doravante, elas serão maiores e mais representativas do Nordeste, pois este deixou de ser a Região das secas e dos retirantes.

Cumpre-nos ressaltar que, na Paraíba, onde as festas de São João predominam com mais participação popular, é em Campina e nos Cariris paraibanos, notadamente Monteiro e Sumé, onde se registram os maiores sucessos.

Em Campina Grande, as festas juninas se prolongam por todo o mês de junho, com apresentações de artistas nacionais e nordestinos, atraindo as atenções de habitantes de outras cidades, sobretudo do sudeste brasileiro. É quando o turismo, na Paraíba, atinge níveis elevados, com reflexos positivos na economia regional.

Monteiro, por sua vez, concentra os folguedos do Cariri paraibano, dando sequência ás festividades juninas, com a participação das demais cidades do Cariri paraibano. Natural que, ao lado dos artistas de prestígio nacional, são sempre muito aplaudidos os valores regionais e locais, que competem em igualdade de condições com os demais.

Enfim, neste ano mais do que nos outros, temos maiores motivos para comemorar os festejo juninos: as águas do Rio do Meio e do Rio Taperoá se encontraram com as do Rio São Francisco, e selaram o compromisso de não mais faltar água em Campina Grande e nos Cariris paraibanos.

Para sempre, Amém!

Evaldo Gonçalves é da APL e do IHGP

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Evaldo Gonçalves

* Ex-deputado federal e membro da Associação Paraibana de Letras..

[email protected]

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube