Fechar

Fechar

Ode a José Laurentino!

Evaldo Gonçalves. Publicado em 17 de setembro de 2016 às 12:52

evaldo-goncalves

* Por Evaldo Gonçalves

Filho adotivo de Puxinanã, onde me tornei adulto, e enveredei pela literatura de Cordel, o nosso encontro, meu com José Laurentino, muito mais tarde, quando ele já estava consagrado Poeta, se constituiu um fato natural.

Seu ingresso na Academia de Letras de Campina Grande, onde eu já estava, e fui por ele escolhido para a saudação de praxe, selou uma amizade que já estava amadurecida por razões óbvias.

Acompanhei toda a sua trajetória de luz, espargindo poesia em tudo que era canto, e, por outro lado, dividindo seus sonhos com amigos e admiradores, que foram incontáveis e incansáveis nos aplausos e na admiração.

Estivemos sempre solidários, nas alegrias e nas dificuldades, sobretudo nessa sua última quadra em que se debateu em favor da Vida, dádiva que utilizou, tanto quanto as amizades que soube fazer, como bênçãos de Deus.

Recentemente, estivemos juntos em Campina Grande, quando fui homenageado no Encontro anual dos ex-alunos e ex-professores do Colégio Estadual da Prata, ali. Estava esbanjando, como sempre, alegria e solidariedade.

As lembranças de uma longa e honrosa convivência ficarão para sempre.  Inclusive, as manifestações poéticas que nossa convivência o inspirava numa prova de gratidão e amizade que foram marcas registradas de seu caráter.

Além disso, sem ele o saber, flagrantes fotográficos desse nosso último encontro no Colégio Estadual, da Prata, estão expostos, desde então, aos pés de N.S. do Carmo, no meu Escritório de Trabalho, nossa Padroeira, que a ele e a mim sempre protegeu.  Pena que meu convite para que viesse ver de perto essa minha homenagem não pôde se consumar. A fragilidade de sua saúde não permitiu. Todavia, espero que esteja bem, e meu gesto de homenageá-lo no meu ambiente de trabalho seja uma alegoria do que ocorre com seus familiares e amigos, que o terão sempre em seus corações.

*  Evaldo Gonçalves é da APL e do IHGP

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Evaldo Gonçalves

* Ex-deputado federal e membro da Associação Paraibana de Letras..

[email protected]

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube