Fechar

logo
logo

Fechar

Oásis de oportunidades!

Alexandre Moura. Publicado em 5 de novembro de 2021 às 9:06

Campina Grande, Paraíba, vem destacando-se desde o final do século passado, em nível nacional e internacional, como referência de “Ecossistema Educacional, Tecnológico e de Inovação”. Naquela época, surgiram as primeiras empresas de base tecnológica, principalmente de software.

Em 1984, com a criação da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTc-PB www.paqtc.org.br), essa tendência “de inovação” começou a ser consolidada. Através do PaqTc-PB foi idealizado e implantado, o “China Office”, escritório do “Programa Softex”, em Beijing, China.

Em 2001, a revista americana Newsweek escolheu, em sua edição de abril, “nove cidades de destaque no mundo, que representavam um novo modelo de centro tecnológico”. Sendo Campina Grande a única escolhida da América Latina.

Oásis de oportunidades! (II)

Em Paris, França, no espaço Cité des Sciences et de l’Industrie, um mapa apresenta as 59 cidades que desempenham papel decisivo, em nível mundial, no fomento da pesquisa científica, tecnológica e na inovação, e Campina Grande aparece como uma das duas únicas cidades da América Latina.

A cidade sedia o CITTA – Centro de Inovação Tecnológica Telmo Araújo, além de mais de 20 Universidades privadas e públicas, com destaque para a UFCG, UEPB e UNIFACISA.

Em 2021, por indicação do governo brasileiro, a cidade concorre ao título de “Cidade Criativa da UNESCO” na categoria “Artes Midiáticas”, inclusive com o apoio da BraFIP. (www.brafip.org.br). Mostrando mais uma vez, a pujança da cidade, quando o assunto é inovação!

Oásis de oportunidades! (III)

Ultimamente, quando o tema é “Startups”, tanto a cidade tem aparecido “muito bem na foto” em nível nacional, visto a presença de Startups locais, nas primeiras colocações das últimas três edições do IncoDay (International Cooperation Day), evento anual realizado pela BraFIP.

A partir dessas participações e em outros eventos semelhantes, com o apoio do SEBRAE e de outras entidades, as Startups paraibanas, já obtiveram investimentos, parcerias técnicas e comerciais, no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa. A exemplo dos cases da “Aldata” e da “World Ctrl”, só para citar dois.

Oásis de oportunidades! (IV)

Investidores “anjos” tem aportado recursos e conhecimento de mercado, ajudando na aceleração das mesmas. Recentemente, foi criada pela empresa CGS (empresa local de software), dentro das instalações do Parque Tecnológico, um “Núcleo de Aceleração” de Startups visando apoiar e desenvolver, potenciais negócios. Neste primeiro ano de operação, o Núcleo conta com um fundo de R$ 1,3 milhão para investimentos.

Outra ação que vem sendo feita, é a instalação de um “Novo Parque Tecnológico”, às margens da BR 230, que será erguido numa área de 260 mil metros quadrados, viabilizada através de doação do terreno, pela Prefeitura Municipal de Campina Grande e pela Câmara Municipal de Vereadores.

O novo espaço contará com 280 lotes, para instalação de empresas de base tecnológica, com áreas que variam de 360 a 3.000 metros quadrados, permitindo assim, a instalação de empresas de pequeno, médio e grande porte.

Desta forma, Campina Grande demonstra que é um verdadeiro oásis de oportunidades, para empresários e para investidores no segmento de tecnologia, inovação e economia criativa. Opções é que não faltam!

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Alexandre Moura
Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP - Associação Brasileira de Fomento à Inovação em Plataformas Tecnológicas.

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube