Fechar

logo
logo

Fechar

O Brasil, o Citibank e o e-commerce

Alexandre Moura. Publicado em 15 de outubro de 2021 às 9:58

A diretoria do banco americano Citibank, decidiu disponibilizar para os clientes da instituição no Brasil, sua “Plataforma de Pagamentos especializada em transações de e-commerce (comércio eletrônico)”.

Denominada de Spring, a Plataforma do Citi (como é conhecido mundialmente o Citibank) é uma das estratégias do banco para penetrar no mercado brasileiro de comércio online, um dos maiores em nível mundial, representando as vendas pela Internet R$ 87 bilhões (cerca de 9% do total das vendas do varejo brasileiro, de acordo com dados de 2020, da empresa Ebit/Nielsen).

A ideia do Citi (que no Brasil atua como banco de atacado e teve um lucro de quase R$ 1,5 bilhão no ano passado) é “atender até 200 empresas” de várias regiões do país e assim, o Brasil se “tornar (até 2024) o segundo maior mercado, em nível mundial, para a Plataforma Spring, atrás apenas dos Estados Unidos”.

Com a economia em recuperação, o Brasil está atraindo investimentos em vários setores, e no e-commerce não é diferente.

“Catalisa MPE”

Esse é o nome da nova metodologia do SEBRAE para “acelerar o processo de inovação nas MPEs (Micro e Pequenas Empresas)”. A nova metodologia “usa os princípios da inovação aberta, conectando diversos atores do ecossistema de inovação brasileiro (governo, academia e sociedade) buscando soluções e identificando oportunidades de mercado diferenciadas para as MPEs”.

Para validação da metodologia, uma turma piloto está sendo treinada, com cinco grupos, sendo três deles núcleos do programa Empreender: o Núcleo de Malharias, da Associação Comercial e Industrial de Monte Sião (MG), o Núcleo de Imobiliárias, da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (PR), e o Núcleo de Escolas Particulares, da Associação Comercial de Maceió (AL).

A ação é uma parceria entre a CACB – Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil e do SEBRAE, que trabalham juntos há mais de 20 anos na implementação do “Programa Empreender” no Brasil, que já beneficiou mais de 100 mil empresas em todas as unidades federativas.

Mais informações no endereço: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/catalisa#inovacaoaberta

Selecionados pela Endeavor

Por mencionar “Empreendedorismo”, no final do mês passado, a Endeavor (www.endeavor.org.br) – entidade mundial sem fins lucrativos, que tem como missão multiplicar o poder de transformação do empreendedor – em seu “19º Painel de Seleção Internacional Virtual (vISP)” selecionou um novo grupo formado por “17 empresários líderes de nove empresas”, de vários países do mundo.

Com esse novo contingente, agora são 2.225 empresários líderes de 1.384 empresas, em cerca de 40 países, dentre eles o Brasil.

Segundo os dirigentes da Endeavor a escolha é o “resultado de um processo bastante rigoroso de seleção de várias etapas, que identifica empreendedores que demonstram potencial para criar riqueza e empregos em grande escala, investindo seu tempo e recursos financeiros, nos ecossistemas onde atuam, para ajudar outros empresários na consolidação e crescimento de seus negócios”.

Selecionados pela Endeavor (II)

Os empresários selecionados passam agora a ter acesso a investidores, consultores e mentores internacionais, ligados a empresas que fazem parte da famosa lista “Fortune 500”, que ajudarão no atingimento das metas de cada um.

Nessa última seleção, foram escolhidos cinco empresários brasileiros sócios de duas empresas nacionais. Dois deles da empresa “Pantys”, focada no comércio varejista (moda feminina com inovação e sustentabilidade) e três outros, sócios da empresa “Docket”, especializada em fornecer infraestrutura de eNotary (“cartório” eletrônico) e serviços relacionados, ajudando os clientes a eliminar burocracia.

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Alexandre Moura
Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP - Associação Brasileira de Fomento à Inovação em Plataformas Tecnológicas.

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube